O último ano impulsionou o crescimento do e-commerce no Brasil. Novos consumidores se renderam à conveniência das compras online e expandiram seus pagamentos virtuais para os mais diversos tipos de serviços e produtos. Junto a esse boom, cresceu também o número de tentativas de fraude e a ação dos fraudadores. Atentos a esse movimento e investindo cada vez mais em sua operação online, a Natura &Co encontrou na Cybersource, uma solução da Visa, as ferramentas necessárias para oferecer ainda mais segurança para seus clientes. Resultado: segundo a própria Natura &Co, em um ano, o grupo apresentou um aumento na taxa de aprovação de vendas de aproximadamente 10% e queda do índice de contestação de 50% (por parte do comprador, de compra realizada com seu cartão de crédito), considerando alguns dos sites da companhia entre outubro de 2020 e março de 2021.
A solução da Cybersource por trás desses números é o Decision Manager, que analisa mais de 260 variáveis em cada transação de e-commerce para fornecer um score à transação, otimizando o gerenciamento de risco e ajudando na redução dos custos operacionais. O radar de detecção de fraudes avalia automaticamente cada pedido usando machine learning que, por sua vez, utiliza aprendizados de bilhões de transações da Visa e da Cybersource processadas mundialmente, de forma customizada.
Isolando apenas os dados do e-commerce da Natura (natura.com.br) entre os meses de outubro de 2020 e março de 2021, o aumento da conversão e a queda das contestações foram cruciais para o crescimento do faturamento do canal em mais de 80% com compras feitas com pagamentos digitais, segundo a Natura &Co. “Natura &Co está baseada na construção de relações de confiança. Para nosso canal de venda on-line, que é uma ferramenta para potencializar os negócios das nossas consultoras, e que nos permite estar mais próximos dos nossos consumidores, isso se traduz em oferecer uma experiência de compra com os mais altos padrões de segurança. A Cybersource nos ajuda a garantir segurança de ponta a ponta nas transações digitais, o que significa tranquilidade e conforto para os nossos clientes. Isso é reflexo do trabalho coordenado, e customizado, com agilidade e inteligência por trás das regras, que inibem as tentativas de fraude”, conta Leandro Galvão, Chief Financial Officer (CFO) e Chief Product Officer (CPO) de &Co Pay na América Latina.