A Visa foi a parceira Oficial de Serviços de Pagamento Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™, e acompanhei o evento presencialmente, de onde trouxe diversos aprendizados importantes. O principal deles, como membro de uma empresa de tecnologia de pagamento, é que quando uma nova solução tem facilidade de uso, é segura e proporciona praticidade ao usuário, a aderência do público é imediata. As pessoas querem conhecê-la, experimentá-la, independente do segmento.
Somos parceiros da FIFA desde 2007 e sabemos que uma Copa do Mundo é sempre uma grande oportunidade para se construir a inovação junto ao público. Nessa edição de 2022, comprovamos, mais uma vez, a importância de se aplicar ao máximo toda nossa capacidade de inovação no país-sede e de estarmos presentes de forma maciça. Criou-se o cenário ideal para as inovações ocorrerem de forma expressiva.
Listo algumas inovações que pudemos apresentar – e acompanhar o desempenho – de perto durante esses dias:
Tecnologia de pagamento por aproximação se consagra
A tecnologia de pagamento por aproximação foi consagrada no Qatar: a solução já é uma realidade no país e acredito que mais de 80% dos estabelecimentos locais utilizando a tecnologia. Estivemos presentes em mais de 5,3 mil terminais de pagamento sem contato instalados nos locais oficiais. Dessa forma, a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 tornou-se o torneio de futebol com a maior facilidade de pagamento digital da história.
Não só vivi essa experiência dentro e fora dos estádios, mas observei que, em muitos lugares, só existia essa opção e era automático que o proprietário virasse a maquininha de aproximação para o cliente fazer o pagamento. Era a forma mais natural para as pessoas adquirirem algum serviço ou produto: nem o comércio e nem os consumidores demonstravam qualquer dificuldade ou questionamento diante dessa opção tecnológica.
Biometria facial: piloto em Doha
Durante os dias em que permanecemos em Doha, realizamos diversas ações, muitas delas voltadas para os 300 clientes brasileiros que nosso Programa de Hospitalidade levou para lá, junto com nossos parceiros.
Nessas ações, apresentamos não apenas a tecnologia de pagamento por aproximação, mas outras inovações também, a fim de que os torcedores tivessem acesso fácil a outras formas de pagamento digitais simples, ágeis e seguros.
Foi o caso dos pagamentos por biometria facial (“Pay with your face” ou “Pague com o seu rosto”). Fizemos um piloto no hotel em que equipe e nossos convidados do programa de hospitalidade estavam alocados durante o mundial, e a iniciativa foi um sucesso.
As pessoas entenderam que essa tecnologia pôde proporcionar mais segurança: há uma questão de movimento, dos ângulos, das dimensões do rosto para que o rosto seja autenticado. Acreditamos que em breve veremos essa tecnologia ser utilizada oficialmente em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, onde temos um público ávido por novidades!
Saindo um pouco do universo Visa, experimentei e observei durante essa estada no Qatar que outras inovações tecnológicas chamaram muito a atenção do consumidor, e tiveram ampla aderência. Foi o caso do ingresso, por exemplo. As pessoas recebiam por e-mail a confirmação de suas entradas, que depois eram baixadas para seu celular. Mas os ingressos eram habilitados, de fato, somente ao se aproximar dos estádios, através de conexão Bluetooth. Foi uma forma desenvolvida para aumentar a segurança. Essa praticidade e a garantia da tecnologia conquistaram o público.
NFTs: arte, esporte e entretenimento
Nas ações realizadas durante a Copa do Mundo, também apresentamos ao público iniciativas que utilizavam NFT, unindo arte, futebol e tecnologia. Fizemos uma ação com duas fases. Na primeira, fizemos um leilão de NFTs: cinco jogadas antológicas de Copas passadas (da Copa do Mundo FIFA e da Copa do Mundo Feminina FIFA), realizadas por atletas como Jared Borgetti, Tim Cahill, Carli Lloyd, Michael Owen e Maxi Rodriguez, foram transformadas pela XK Studios em arte digital no formato de NFTs e esses NFTs foram leiloados antes mesmo do mundial acontecer.
Na segunda fase, que acontecia nos espaços da FIFA Fan Fest, os consumidores eram convidados para entrar em um campo feito de LED, onde todos os movimentos eram mapeados digitalmente. A pessoa entrava na quadra e fazia sua jogada, que era digitalizada e transformada em arte digital via NFT, podendo ser acessada através da wallet da Crypto.com.
Visa realiza sonhos durante Copa do Mundo
A Visa levou 300 pessoas para o Qatar, através de 18 ações com parceiros diversos. Dessa forma, propiciamos a essas pessoas vivenciar todo o evento. E percebi que acabamos realizamos o sonho de muita gente.
É impressionante ver as pessoas vivendo tudo aquilo. Tinha gente fazendo sua primeira viagem internacional. Tinha gente que nunca havia entrado em um estádio de futebol. São momentos de glória para essas pessoas. Recebemos tantas mensagens de agradecimento, vimos tantas lágrimas por terem realizado esses sonhos. Isso tem um enorme efeito potencializador.
Outro ponto importante que notamos ao convivermos com essas pessoas lá no Qatar foi que cada uma delas pode ser um potencial influenciador. Cidadãos comuns que participaram de uma ação promocional compartilham todas os momentos nas redes sociais.
Vou materializar em um exemplo: uma vencedora de uma ação da Natura, parceria nossa, de Palmirim, no Ceará. Ela levou o marido para a Copa do Mundo. Na cidade dela, ninguém acreditava que ela estava indo, que era verdade. Viajou desacreditada. Pois ela começou a postar as coisas que via e que estava fazendo no Qatar. A cidade inteira passou a segui-la e a repostar o conteúdo dela. Ela virou uma grande influenciadora digital na sua cidade de origem.
A minha experiência, que nasceu como uma oportunidadea profissional, também me trouxe aprendizados e lições pessoais, claro. Acompanhar a consagração de uma nova influenciadora digital de Palmirim, ver o sonho de tanta gente se realizar a partir das nossas promoções, presenciar tecnologias promissoras sendo desenvolvidas e aplicadas. Espero ansioso o mundial feminino na Austrália agora. E ávido por trazer mais conhecimento e aprendizados de volta na bagagem!