Cresce o uso de pagamento por aproximação no setor de restaurantes e alimentação
O pagamento por aproximação tem se tornado uma realidade cada vez mais comum no dia a dia dos brasileiros, prova disso é o crescimento acelerado desse tipo de transação detectado pela Visa Consulting & Analytics. Em levantamento feito no último trimestre deste ano, verificou-se que em termos de adesão, os setores de restaurante e alimentação foram os que mais registraram um aumento no número de transações, 16%, enquanto o setor de farmácias registrou 8% e vestuário 7%.
Fatores como praticidade e rapidez contam muito na hora de realizar pagamentos, motivo pelo qual as transações por aproximação têm tido tanta aderência. Para se ter uma ideia, ainda de acordo com o levantamento, os horários que elas mais acontecem e se concentram, são no intervalo do meio dia às 14h, e das 19h às 22h, períodos de almoço e jantar.
“Tradicionalmente o setor de restaurantes representa menor participação nos gastos com cartão em comparação com outros setores. No entanto, quando analisamos as transações com tecnologia por aproximação, notamos um movimento contrário, com restaurantes ficando em primeiro lugar, empatando com gastos em supermercado”, conta Rodrigo Santoro, diretor da Visa Consulting & Analytics.
Um exemplo de empresa que tem contribuído com esse movimento é a startup ben, que em parceria com a Visa e o Santander lançou no início deste ano os cartões ben alimentação e refeição, primeiros no Brasil a disponibilizar a tecnologia por aproximação para seus usuários. Hoje já são mais de 100 mil plásticos, entre alimentação e refeição, e mais de 200 mil estabelecimentos cadastrados em todo o país.
“Já somos o emissor Visa com maior número de transações com tecnologia de pagamento por aproximação no Brasil, se considerarmos apenas as transações realizadas com o cartão plástico”, afirma Marcelo Aleixo, CEO da ben benefícios.