Pesquisa da Visa mostra que 54% dos brasileiros concentrarão suas compras de final de ano no e-commerce
A temporada de compras de fim de ano se aproxima e as pequenas empresas iniciam a preparação para um dos períodos que costuma concentrar as maiores vendas do ano. A pandemia mudou a forma de comprar no mundo todo, impulsionando o crescimento do e-commerce e do uso dos pagamentos por aproximação. É o que mostra o estudo global da Visa - “Back to Business, Holiday Edition”, na qual 54% dos brasileiros entrevistados confirmam que irão realizar a maioria das suas compras de final de ano no comércio eletrônico.
A pesquisa aponta que, apesar da crise, os brasileiros estão otimistas: 89% pretendem fazer compras de Natal neste ano. A maioria (58%) deverá optar por apoiar o comércio de bairro e concentrarão mais da metade das suas compras nesses estabelecimentos, seja de forma presencial ou online. Além disso, os presentes digitais ganharão destaque, com mais da metade (59%) planejando comprar por produtos ou serviços nesse formato. Desses, 31% esperam dar mais vales-presente digitais que no ano passado, seguidos por entretenimento digital (25%) e esportes eletrônicos – como jogos, acessórios e assinaturas (24%).
Do ponto de vista dos pequenos negócios, o cenário também é positivo, segundo a pesquisa “Back to Business, Holiday Edition”. Quase quatro em cada cinco PMEs brasileiras (78%) dizem que a época é muito relevante para seus negócios, destacando-se em relação ao restante do mundo, no qual 68% afirmam o mesmo globalmente.
Indo mais a fundo nos dados brasileiros, apenas 17% dos pequenos empreendedores afirmam que seus negócios não estão preparados para enfrentar o fluxo de vendas da alta temporada. Em relação aos preparativos para a demanda desse período, os empresários entrevistados disseram que os principais cuidados serão:
- Estender seu horário comercial (32%);
- Digitalizar partes de suas operações comerciais (29%);
- Investir mais em sua infraestrutura física (26%);
- Contratar mais pessoal para a operação (18%)
“O ano de 2020 foi extremamente desafiador para pequenas e médias empresas brasileiras, mas, principalmente, foi um ano que inspirou superação e a entrada de tantos negócios no mundo online. É muito animador enxergar no resultado da pesquisa que tanto os empreendedores quanto consumidores estão otimistas, e que já começaram os trabalhos para que as vendas e compras do final de ano sejam excelentes. Será o Natal do e-commerce, e continuamos trabalhando aqui na Visa para que essas transações sejam seguras e convenientes”, acredita Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.
Para mais informações sobre a metodologia do estudo “Back to Business, Holiday Edition”, acesse aqui.
Sobre a Visa Inc.
Visa Inc. (NYSE:V) é a empresa líder em pagamentos digitais no mundo. Nossa missão é conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos – permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Nossa avançada rede de processamento global, a VisaNet, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo e é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo. O foco implacável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força motriz por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em papel para todos, em todos os lugares. À medida que o mundo passa do analógico para o digital, a Visa insere sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio. Para mais informações visite www.visa.com.br ou acompanhe nossa página no LinkedIn. Para saber mais sobre como a Visa realiza suas transações clique aqui.
Informações para imprensa:
Visa / In Press Porter Novelli
[email protected]
Artigos relacionados
Você também pode se interessar por: