Os cartões co-branded Visa têm ganhado cada vez mais relevância nas carteiras dos brasileiros, que passam a usá-los como primeira opção de pagamento. Entre os motivos para essa aceleração estão a entrada de novos players neste mercado, o aumento de ofertas, de benefícios e de tecnologias, como o pagamento por aproximação. O número de empresas que emitem credenciais com a Visa cresceu 21% em 2020 se comparado com os dados de 2019.
Até pouco tempo, os cartões co-branded estavam mais presentes em alguns setores do varejo como companhias aéreas e supermercados. Hoje, a indústria testemunha um crescimento elevado no número de novos entrantes dos mais diversos segmentos da economia, tais como aplicativos de delivery, e-commerce, lojas de roupas, atacado, empresas de beleza e cuidados pessoais, além de apps de mobilidade urbana.
“As empresas estão enxergando ainda mais o cartão como uma excelente forma de fidelizar os clientes, e elas tem buscado inovar para se diferenciar no mercado. Dados da pesquisa “The Loyalty Report”1, mostram que o cartão co-branded contribui para o aumento dos níveis de satisfação dos clientes, uma vez que oferecem benefícios adicionais aos programas de fidelidade”, conta Rafael Littieri, diretor executivo da Visa do Brasil.
Outro motivo para o aumento no número de empresas emitindo seus cartões proprietários está relacionado às mudanças implementadas pela Visa para facilitar estas emissões. O programa Fast Track, lançado em 2019 pela companhia, agiliza a entrada de players interessados em lançar soluções de pagamento. Isso é possível graças à parceria com empresas emissoras de cartões Visa que funcionam como plataformas tecnológicas de serviços de pagamento para varejistas e outras empresas no Brasil, todas focadas em emitir diferentes tipos de cartão ou digitalização de pagamentos. Um dos benefícios para o mercado é facilitar o acesso a todas as soluções Visa, como as de segurança, transferências instantâneas, pagamentos por aproximação, tokenização, entre outras. Até 2020, a novidade já facilitou a emissão de cartão de mais de 120 empresas brasileiras, segundo dados da Visa.