- A Visa lança um programa global inovador que agregará rapidez às viagens diárias com pagamentos sem contato (contactless) totalmente integrados e práticos.
- O novo programa Visa Ready para Transporte incorpora novos padrões que simplificam o processo de certificação de soluções de pagamento para operadores e provedores de soluções para meios de transporte.
- Uma nova equipe composta por experts em transporte, tecnologia e pagamento oferecerá conhecimento e suporte especializado.
- O Centro de Inovação da Visa em Londres vai se concentrar no futuro dos transportes e investigar novas tecnologias e integradores de tecnologia.
A Visa vai transformar a experiência de transporte público no mundo todo
A Visa lançou hoje o novo programa Soluções Globais para Transporte Visa, criado para acelerar o uso de contas de débito, crédito e pré-pagas em catracas, portões de acesso de passageiros e leitoras instaladas em ônibus, a fim de oferecer mais rapidez e uma experiência mais conveniente a usuários de transporte público mundo afora.
"A Visa é a melhor maneira de pagar e de receber pagamentos em qualquer lugar, com qualquer dispositivo. Queremos facilitar a experiência de transporte e torná-la mais rápida e segura, não se importa se a pessoa está viajando de carro ou avião, se está de férias, ou simplesmente usando o transporte público para ir trabalhar", diz Michael Lemberger, diretor de Produtos da Visa, Europa. "A Visa teve um papel importante ao associar-se à Transport for London (TfL). Estamos aplicando o conhecimento especializado que já gerou mais de um bilhão de viagens pagas com produtos de pagamento sem contato Visa na TfL para ajudar operadores de meios de transporte público do mundo todo a eliminar o uso de dinheiro em espécie e passes de papel em ônibus e trens, e a adotar os pagamentos sem contato."
"Trabalhamos ininterruptamente para tornar o transporte público em Londres mais fácil para todos, e o desenvolvimento de pagamentos sem contato para passagens tem sido uma parte substancial de nosso trabalho", disse Shashi Verma, Diretor de Tecnologia da TfL. "Atualmente, mais de 40% das passagens adquiridas pelo usuário ao embarcar em um meio de transporte são pagas com cartões de pagamento sem contato ou dispositivos móveis, e nosso sistema já recebeu pagamentos com cartões de mais de 100 países. Foram necessárias muitas mudanças na indústria de pagamento até chegarmos a este ponto, incluindo a criação de novas regras. Sem nossa estreita parceria, não teríamos visto os enormes benefícios do uso de pagamentos sem contato na compra de passagens para os usuários em Londres."
O novo programa de soluções de pagamento da Visa para meios de transporte público permite que operadores do setor e provedores de tecnologia de qualquer porte adicionem a opção de pagamento sem contato nos pontos de acesso de passageiros. O programa global consiste em:
- Consultoria: a equipe de Soluções Globais para Meios de Transporte da Visa é composta por um grupo baseado em Londres e especialistas regionais exclusivos espalhados pelo mundo que darão apoio às implementações de pagamento sem contato oferecendo assessoria e suporte práticos. Somados, os anos de experiência de toda a equipe trabalhando diretamente com operadores de meios de transporte coletivo e setores relacionados ultrapassam 50 anos.
- Estruturas de trabalho: o Visa criou o Modelo de Transação de Transporte de Massa (Mass Transit Transaction Model), um modelo de back-office para gerenciar pagamentos sem contato, qualquer que seja o porte e a estrutura tarifária do operador. O modelo da Visa contempla uma variedade de tarifas, como tarifas fixas, tarifas baseadas em distância e tempo e tarifas multimodais, além de características como limites máximos, concessões e reembolsos por atraso.
- Ferramentas e padrões: a expansão do programa Visa Ready para incluir as tecnologias de pagamento disponíveis aos operadores de meios de transporte coletivo é uma parte importante do programa Soluções Globais para Transporte Visa. O Visa Ready para Transporte permite que as empresas de tecnologia obtenham sua certificação Visa Ready, e dá aos operadores de transporte público a tranquilidade de saber que a solução tecnológica que eles escolheram atende os altos padrões de segurança da Visa. A Worldline e a Vix Technology são as primeiras participantes do programa Visa Ready para Transporte e ajudarão a oferecer novas soluções de pagamento sem contato abertas a operadores de transporte do mundo todo.
- O futuro do transporte: pensando na experiência do consumidor do início ao fim, a Visa transformou seu Centro de Inovação em Londres no epicentro natural para o futuro das opções comerciais para o setor de transporte, incluindo carros, aviões e meios de transporte coletivo. A equipe da Visa colaborará com operadores de transporte público, empresas de tecnologia, fintechs e outras entidades a fim de examinar todos os aspectos do trajeto do consumidor e participar da cocriação de novas experiências de viagem.
Segundo um relatório recente da Visa, os pagamentos digitais podem reduzir significativamente os custos associados aos sistemas de transporte e pedágio mantidos pelos governos municipais. O estudo revelou que, a cada dólar físico que arrecadam, as agências responsáveis têm um gasto aproximado de 14,5 centavos/dia, contra apenas 4,2 centavos/dia por dólar digital
A Visa anunciou recentemente uma série de eventos para que operadores de meios de transporte e empresas de tecnologia conheçam melhor as várias iniciativas desenvolvidas pelo programa Soluções Globais para Transporte Visa. O primeiro deles foi realizado em Londres e, futuramente, serão realizados eventos em Dubai, Nova York e Singapura.
Nos próximos meses, o programa Soluções Globais para Transporte Visa será expandido para incluir novas capacidades, como controle de fraude e gestão de back-office, além de programas de fidelização e marketing destinados a otimizar a experiência do usuário.
Até o momento, a equipe de Soluções Globais para Transporte Visa já implantou mais de dez soluções na Europa e está trabalhando em projetos para oferecer mais conveniência aos usuários de transporte público na Ásia, América do Norte e Europa. A aceitação de pagamentos sem contato aumentou significativamente em todo o mundo nos últimos anos, principalmente na Europa, onde mais de 40% das transações Visa realizadas presencialmente são de pagamentos sem contato. (fonte: Visa Europe Processed Data, junho de 2017).