Próxima estação: use seu cartão no transporte público
Para embarcar no metrô do Rio de Janeiro, não é preciso mais encarar longas filas para comprar ou recarregar o bilhete. Desde maio, basta aproximar o cartão de crédito do validador da catraca habilitada, pagar e o acesso é liberado. Fácil, prático e rápido. O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a implementar a tecnologia de pagamento por aproximação no metrô.
Essa mudança na maneira de pagar no transporte público começou em Londres em 2014, fruto da parceria entre a Visa e o órgão governamental responsável pelo transporte público - com a posterior integração com outros modais. Desde então, os números comprovam que a adesão dos usuários só aumenta, de acordo com a Transport for London (TfL). A rede de transportes de Londres já registrou mais de 1,7 bilhão de viagens realizadas com pagamento por aproximação. Hoje, metade de todas as viagens de metrô é paga desta forma, um aumento de 25% na comparação com as transações em 2016. Diariamente, cerca de 2,5 milhões de viagens no metrô, ônibus e trem usam o pagamento por aproximação.
Com o sucesso da experiência, a Visa lançou a solução de transporte Visa Ready MTT em 2017, que já soma mais de 150 projetos em cidades como Sydney, na Austrália, e Vancouver, no Canadá. Como a solução substitui a infraestrutura dos validadores, o que implica em altos custos, surgiu o desafio: como implementar essa operação e, ao mesmo tempo, baratear o processo? A alternativa seria aproveitar a infraestrutura existente e fazer um upgrade no sistema.
Por conta da complexidade do projeto, criamos um grupo de trabalho multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas da Visa como Operações, Produtos, Risco, Marketing e Legal, além de representantes das empresas parceiras. Todas as semanas, durante um ano e quatro meses, o grupo se reuniu em um laboratório para executar cada fase do projeto, desde o entendimento do ecossistema, passando pelo desenvolvimento da solução e testes com os protótipos até atingir a certificação e o lançamento.
No mercado brasileiro, nosso principal desafio foi mostrar que a nova forma de pagamento é uma alternativa ao atual bilhete do metrô. A proposta é melhorar a experiência dos usuários do transporte público, inclusive para passageiros esporádicos, considerando o forte potencial turístico do Rio de Janeiro que atrai turistas internacionais. Outro desafio foi atestar a segurança dos cartões bancários, já que a indústria eletrônica de pagamentos investe constantemente em boas práticas de combate a fraudes devido às suas operações em larga escala.
O resultado do trabalho foi a solução Visa Secure Access Module (VSAM), desenvolvida de forma pioneira no Brasil, que permite a introdução de um chip nos validadores, capaz de aceitar a tecnologia NFC (Near Field Communication) presente nos cartões bancários e dispositivos móveis, como celulares, pulseiras e relógios. O pagamento por aproximação traz mais rapidez e praticidade para o usuário, além de apresentar uma tecnologia tão segura quanto a dos cartões com chip. Em um primeiro momento, o uso será exclusivo para Cartões de Crédito Visa, mas nosso objetivo é ampliar para débito e pré-pago, além de outras bandeiras, sendo uma solução agnóstica.
Também queremos expandir essa tecnologia para outras cidades brasileiras e países, além de integrá-la com outros modais como ônibus, trens e barcas, já que a implementação do sistema é bastante simples e requer baixo investimento. A solução é tão inovadora que, mesmo antes do lançamento no metrô carioca, inúmeras cidades brasileiras já entraram em contato conosco, demonstrando interesse em adotar esse recurso.
Em minha opinião, estamos fazendo uma verdadeira transformação digital no setor de transportes, agilizando o pagamento e permitindo o maior controle das despesas, que estarão reunidas em uma única conta. Acompanhei a execução do projeto em Londres e constatei os benefícios para o transporte público e, consequentemente, a fluidez no embarque de passageiros, contribuindo para a mobilidade urbana e a melhoria da qualidade de vida de toda a população. Acredito que o mesmo deve ocorrer no Brasil. Acima de tudo, o pagamento por aproximação no transporte público é um primeiro passo para popularizar ainda mais a sua utilização no país, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Essa mudança de paradigma no comportamento das pessoas será incorporada no dia a dia, estendendo seu uso para o pagamento de produtos e serviços.
Artigos recentes
Você também pode se interessar por: