- Como surgiu a ideia de criar uma plataforma analítica de Inteligência Artificial com foco no Gestor Jurídico Corporativo?
Nossa ideia inicial era criar uma plataforma de insights para cada área de back-office das empresas (RH, compras, jurídico etc), áreas carentes de tecnologia analítica para tomada de decisão. Isso porque, muitas vezes, os recursos tecnológicos e financeiros das empresas são direcionados para projetos que envolvam a área de vendas e marketing - geradores de receita.
Pensando em como levar tecnologia para estas áreas, mergulhamos nesse problema, conversamos com diversas empresas - potenciais clientes - fizemos protótipos e entendemos que a área mais promissora é a área jurídica. O segmento jurídico atual passa por uma transformação digital e, mesmo existindo várias empresas e legal techs, o foco ainda é voltado para os escritórios de advocacia. Percebemos então, uma oportunidade para atender as empresas, e, mais especificamente, o departamento jurídico corporativo.
- Como funciona o aplicativo?
A plataforma Legal Insights é o “Google Analytics” do jurídico. A ideia é trazer para nossa base de dados toda e qualquer informação que possa ajudar o gestor jurídico a gerenciar os indicadores da área.
Nós coletamos informações internas dos próprios clientes, de softwares jurídicos, planilhas, sistemas de SAC, RH e outros. Esse processo é automatizado e enriquecido de informações por meio de modelos estatísticos e I.A. Por fim, talvez o passo mais importante, organizamos e entregamos estas informações pelos dashboards para que o gestor possa identificar e atuar no que é mais relevante naquele momento, priorizando ações que tragam mais retorno para a empresa.
Um exemplo disso é a visualização do custo médio de acordo por região, comarca e assunto do processo. Com o valor pré-definido, o gestor pode sugerir uma política de acordo mais assertiva, bem como resolver o caso com mais rapidez e com o menor custo possível, reduzindo despesas com demandas judiciais.
- Qual a maior dificuldade do mercado que a plataforma tenta facilitar e simplificar?
Acho que são duas coisas: primeiro, dar uma visão geral do que realmente está acontecendo e quais são as oportunidades de prevenção de processos e seus custos relacionados - que é a nossa proposta. Segundo, acredito que uma das maiores dificuldades deste mercado é o acesso a tecnologias que façam sentido por um custo adequado e que atendam na velocidade que o negócio demanda. Nós, como uma startup de tecnologia, não podemos ir pelo caminho tradicional e oferecer projetos que precisam de um ano de implantação para então começar a mostrar resultados.
- Qual a importância do apoio da Visa nesse processo de aceleração?
A Visa foi super importante no processo de aceleração. Além de toda a mentoria que tivemos durante o programa, tivemos reuniões de feedback de desempenho com os próprios gestores jurídicos da Visa e, também, com executivos que compartilharam dicas e sugestões sobre quais mercados atuar e como levar nossa solução para segmentos mais conservadores, como o setor financeiro.
- Como você enxerga o futuro da Legal Insights nos próximos anos?
Existe muita coisa legal ainda por fazer. Uma das coisas que queremos focar nos próximos meses é no uso de tecnologias como o machine learning, para entender os documentos jurídicos, conseguir facilitar a extração de suas informações e agregá-las aos indicadores de negócio para seguir gerando resultado para nossos clientes.