A Visa anuncia hoje uma novidade inédita na indústria de pagamento que irá interligar o mundo das moedas digitais e das moedas fiat tradicionais: o uso da USD Coin (USDC), uma stablecoin (moeda estável, em tradução literal) garantida pelo dólar americano, para liquidar transações com a Visa por meio da Ethereum, uma das plataformas mais utilizadas de blockchain de código aberto na atualidade. A Visa está testando a capacidade com a Crypto.com, sua parceira e uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, e planeja oferecer a liquidação em USDC a outros parceiros ainda este ano.
O suporte a moedas digitais como um novo tipo de moeda de liquidação é um avanço importante na estratégia de ser a ‘rede das redes’ da Visa, criada para melhorar todos os tipos de movimentações de fundos, dentro ou fora da sua rede de pagamentos. Aproveitando sua presença global, estratégia de parceria e marca confiável, a Visa está focada em adicionar valor diferenciado ao ecossistema e tornar as criptomoedas mais seguras, úteis e aplicáveis para pagamentos.
No ano passado, a Visa trabalhou para estabelecer um caminho para a liquidação de moeda digital dentro da infraestrutura de tesouraria existente da Visa, uma plataforma que movimenta bilhões de dólares por dia em milhares de instituições, em mais de 200 mercados e 160 moedas. Trabalhando com o Anchorage, primeiro banco de ativos digitais licenciado pelo governo federal e parceiro exclusivo da empresa no espaço de liquidação de moeda digital, a Visa lançou um piloto por meio do qual recebe USDC da Crypto.com para liquidar parte de suas obrigações relativas ao programa de cartão Crypto.com Visa.
A liquidação padrão da Visa requer que os parceiros liquidem em moeda fiat tradicional, o que adiciona custos e complexidade aos processos de empresas que operam com moedas digitais. Em última análise, a capacidade de liquidar em USDC permite que a Crypto.com e outras empresas criptonativas avaliem modelos de negócio fundamentalmente novos sem a necessidade de ter moeda fiat tradicional em sua tesouraria e fluxos de trabalho de liquidação. Os upgrades de tesouraria da Visa e a integração com o Anchorage também fortalecem a capacidade da Visa de trabalhar diretamente com novas CBDC (sigla em inglês para moeda digital dos bancos centrais) conforme aconteça o surgimento dessas moedas no futuro.