Sob medida: mercado da moda aposta no comércio contextual
O mundo da moda é cíclico. Estilos de décadas passadas vão e voltam, tendências do momento logo são substituídas por outras, mas uma tendência que vem ganhando força e que não está relacionada às coleções de verão ou inverno, é o aumento de compras online no segmento. Prova disso é o estudo da área de consultoria da Visa, Visa Consulting & Analíticas (VCA), que analisou as compras realizadas com Cartões Visa nas lojas de vestuário, online e offline, em 2016 e 2017 no Brasil. Enquanto o faturamento do varejo de vestuário caiu 5%, puxado pelo desempenho das lojas físicas, as vendas no e-commerce aumentaram mais de 10%.
Não faltam oportunidades para que o fashion retail cresça suas vendas online, mas estas trazem consigo alguns obstáculos. Diante de um mercado tão competitivo, o varejo deve se preparar para atender consumidores cada vez mais exigentes e com cada vez menos tempo disponível para comprar. Some-se a isso a insegurança de grande parte dos consumidores ao comprar roupas e sapatos pela internet, sem a possibilidade de tocar ou provar os produtos.
Pensando em como endereçar estes desafios e proporcionar uma melhor experiência para os clientes, muitos varejistas oferecem opções como descontos na primeira compra, troca de produtos sem custos ou necessidade de sair de casa. Ainda, para os clientes mais apressados, as lojas já oferecem opções de entrega express, muitas vezes no mesmo dia, a depender da localidade. Para garantir ainda mais agilidade, algumas empresas começam a apostar também no conceito click & collect, em que o cliente retira seus pedidos comprados online na própria loja ou até em terminais de autoatendimento, liberando o time de vendas de loja para, de fato, realizar novas vendas. Essas iniciativas ajudam a quebrar possíveis barreiras à primeira compra, fazendo com que as próximas experiências sejam mais espontâneas e fluidas.
Essas interações só são possíveis pois contam com a tecnologia como uma poderosa aliada - o que, para os varejistas, significa estar antenado com as mais recentes soluções e ferramentas. A palavra-chave é o comércio contextual, que possibilita a experiência de compra personalizada, com base em dados e hábitos do consumidor. Para tanto, é preciso conhecer as características demográficas, comportamentais e situacionais de cada cliente. As aplicações podem ser das mais simples, como oferecer em uma compra futura o complemento de uma peça comprada anteriormente, até mais complexas, como geolocalizar o cliente próximo à loja, identificar a melhor oferta e enviá-la via SMS.
Apesar do significativo crescimento das vendas online, não podemos desconsiderar a relevância das lojas físicas, que são importantes canais de venda, relacionamento e experiência. Por isso, acreditamos que, para acompanhar as rápidas mudanças do segmento de fashion retail, o varejo deve apostar na real integração de seus canais de vendas, físicos e virtuais, no conceito conhecido como omnichannel.
A marca Amaro é um excelente exemplo. Por meio de suas guide shops, lojas localizadas em importantes centros comerciais, a marca integra o contato físico com suas peças e o relacionamento interpessoal com a experiência de compra online. Os clientes podem provar, esclarecer dúvidas e trocar produtos na própria loja, mas são direcionados ao site, em computadores instalados nos guide shops, para concluir o processo de compra e pagamento.
O grande desafio do varejo de moda é conhecer seu consumidor, identificar suas preferências e anseios, para, assim, oferecer o produto mais adequado, no momento adequado. E, para isso, devem buscar parceiros, investir em tecnologia para entregar experiências de compra e pagamento ainda mais fluídas. Sabe-se que o consumidor nem sempre sabe expressar o que quer, mas é nosso trabalho antecipar seus desejos e proporcionar a melhor experiência e engajamento com nossas marcas.
Nota sobre marcas de terceiros:
Todas as marcas referenciadas neste texto são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizadas com o propósito de identificação apenas e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.
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