Startups brasileiras fecham parcerias pós viagem ao Vale do Silício
Visitar o Vale do Silício é um desejo de muitos empreendedores, principalmente os que buscam por inovação e querem se destacar no mercado. Seguindo essa premissa, com o objetivo de ampliar a visão de negócios das startups que participam do Programa de Aceleração Visa e proporcionar acesso a novas oportunidades e possíveis melhorias em suas soluções, a Visa levou no último mês para a região sul da Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), as 5 startups que participam do 1º batch desse ano. Os executivos da Neopag, Swipe, Guiando, Lett e Ripio participaram de encontros em alguns dos principais centros de inovação do mundo, enriquecendo suas experiências e se conectando com empresas e investidores internacionais.
“Acompanhar de perto o crescimento desses empreendedores e ajudá-los a atingir o seu melhor potencial além de ser gratificante para nós, os ajuda a ter uma visão mais global de seus negócios. Esses resultados são indicativos de que o Programa de Aceleração Visa é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de novos negócios e fomento ao mercado brasileiro, pois eles trazem todo esse conhecimento para cá”, afirma Percival Jatobá, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil.
A diversidade de visões é essencial para que as startups consigam sair da sua zona de conforto, interagir com pessoas experientes que não necessariamente conhecem a dinâmica do mercado brasileiro. Durante a viagem, os empreendedores participaram de diversos workshops, encontros e talk shows que permitiram ter acesso ao ecossistema de inovação – passaram pela jornada completa de uma startup de sucesso e por temas como fundraising, pitch, gestão de time, de sócios e networking, mentorias, MVP’s objetivos, estratégias de parcerias, entre outros tópicos.
Em 2019, o Programa de Aceleração teve início no mês de abril e proporcionou duas semanas no Vale do Silício em junho. Foram ao todo 21 atividades oficiais da agenda do Programa, sem contar os MeetUps que cada startup agendou por conta própria. Estiveram envolvidos 40 executivos e mentores e foram realizadas mais de 22 mentorias individuais por startup.
As 5 startups visitaram a Universidade de Stanford, alguns fundos de investimentos e, em uma das manhãs, foram recebidas no Innovation Center da Visa São Francisco. O time de inovação apresentou as possibilidades que estão sendo trabalhadas para os próximos anos em IoT, mobilidade e varejo. Também participaram de sessões de mentorias com executivos da Visa em sessões individuais.
Quem saber em detalhes o que aconteceu por lá? Clique aqui para conferir o diário de bordo da viagem!
Como exemplo do quanto a viagem e experiência tem sido inspiracional e transformadora, as startups La Pag e Neomode – que tiveram essa oportunidade quando participaram do Programa de Aceleração Visa no ano passado – continuam sendo impactadas em seus negócios. A La Pag, por exemplo, que fornece sistema de gestão e pagamentos para salões de beleza, trouxe diversos insights após a imersão no Vale do Silício. “Usamos como benchmark cases do Vale, e conseguimos agregar novas técnicas de vendas, marketing e design thinking para nossa operação no Brasil”, conta Carolina Mendes da Costa, fundadora da La Pag.
Já a Neomode, startup curitibana que oferece plataforma omnichannel para varejistas, pôde conferir de perto a tecnologia Flutter, que permite construir apps para Android e iOS com apenas um código. A partir daí, detectaram uma grande oportunidade de aprimoramento em seu próprio aplicativo, melhorando a performance e ocupando ainda menos espaço nos celulares dos consumidores. Para Fabíola Paes, co-fundadora da Neomode e especialista em varejo, além de todo conhecimento adquirido, trabalhar na construção e lapidação do pitch foi um dos pontos altos do tempo em que estiveram no Vale. “Além deste aprendizado e o recebimento das devolutivas dos avaliadores com os pontos positivos da nossa solução, a viagem nos ajudou a amadurecer ainda mais. Pudemos repensar estratégias e objetivos, analisando a melhor forma de expor nosso trabalho”, explica.
Para mais informações sobre o Programa de Aceleração Visa edição 2019 acesse o site www.visa.com.br/programadeaceleracao.