Miami, fevereiro de 2023 – Em dezembro de 2022, foi registrado um crescimento de 17% nas transações realizadas com Visa em toda a região, seja no mundo online ou no comércio presencial, se comparado com o mesmo mês de 2021. A descoberta é parte da análise realizada pelo time da Visa Consulting & Analytics (VCA) que tem monitorado os hábitos de compras dos consumidores e notou que o número de transações com credenciais Visa vem aumentando consistentemente nos últimos anos. Em alguns países, o número de transações realizadas no período da análise aumentou acima da média do grupo de países da América Latina e do Caribe que foram analisados, como: República Dominicana e Panamá com crescimento acima de 30%, Chile, Peru e Costa Rica, com crescimentos superiores a 20%.
Outro destaque importante da análise de VCA diz respeito às compras presenciais na região. “Avaliando os principais dados dos últimos anos da rede da Visa, vimos que, em 2022, a penetração dos pagamentos presenciais voltou ao mesmo patamar de 2019, antes da pandemia. Em dezembro do ano passado, as compras em lojas físicas representaram 85% das transações realizadas com Visa no período”, conta Javier Vazquez, head regional da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe.
O Brasil é o país com a maior penetração de compras presenciais – em dezembro de 2022, mais de 85% dos pagamentos foram em lojas físicas. Por outro lado, Colômbia e Peru se destacam por possuírem as maiores penetrações de compras virtuais no período, perto dos 30%. Por falar em e-commerce, VCA registrou um aumento no número de transações Visa no mundo online em torno de 12% na América Latina e Caribe, comparando os meses de dezembro de 2022 e 2021. Peru é o grande destaque com crescimento de quase 30%, seguido por República Dominicana e Panamá que registraram aumentos acima de 15%.
“É interessante perceber as particularidades de cada país ao analisar as compras de final de ano. O Brasil é disparadamente o país que mais opta pelas compras no crédito, ao passo que no Chile o débito é a modalidade de pagamento mais comum. Mas os consumidores da região compartilham de um hábito comum: as compras de última hora. Segundo os dados levantados pelo time de VCA, os dias com picos de transações Visa no mês de dezembro foram, nessa ordem: 23, 22, 21 e 20”, afirma Javier.
O time de consultores de VCA analisou dados relacionados às transações e volume de pagamentos realizados na VisaNet em dezembro de 2022 e no mesmo mês nos anos de 2021, 2020 e 2021, sem incluir os gastos e transações relacionados a Visa Direct. Os percentuais de crescimentos são relativos ao volume e ao número de transações em dólares. Entre os países que participaram da análise estão Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Peru e República Dominicana.
-