São Paulo, dezembro de 2023 – O e-commerce é responsável por uma parcela cada vez mais relevante dos gastos dos brasileiros na semana da Black Friday. Dados de Visa Consulting & Analytics (VCA) apontam que o número de transações online realizadas com credenciais Visa no Brasil durante a semana da Black Friday em 2023 subiram 10% em relação à mesma semana no ano passado.
O time de consultoria da Visa observou ainda um crescimento marcante nas compras onlines pagas com cartões de débito – o número de transações de débito Visa no e-commerce brasileiro na semana da Black Friday subiu quase 25% na comparação com a mesma semana no ano passado.
“A Visa e o setor de pagamentos no Brasil tem trabalhado para melhorar cada vez mais a segurança e a usabilidade do débito nas compras online e o crescimento registrado durante a Black Friday 2023 mostra que a evolução foi notada pelos consumidores, que entendem os benefícios de pagar no débito online" diz Tiago Moherdaui, head da Visa Consulting & Analytics no Brasil.
A análise de Visa Consulting & Analytics (VCA) mostrou também que as transações realizadas com credenciais Visa em lojas físicas e virtuais no Brasil aumentaram mais de 5% este ano em relação à semana da Black Friday 2022. Em 2023, o maior crescimento de compras presenciais e online na região se deu nas categorias Restaurantes and Produtos Digitais, como jogos e e-books.
O time de consultoria de VCA analisou dados relacionados ao volume de transações e pagamento dos consumidores na VisaNet na semana da Black Friday 2022 (21 a 25 de novembro) aos dados da semana da Black Friday 2023 (20 a 24 de novembro), desconsiderando os gastos e transações relativos a Visa Direct. Os percentuais de crescimento estão relacionados ao volume de transações e pagamento em moeda local.