Ser um instrumento de apoio ao negócio e à tomada de decisão do cliente. Esse é o papel da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, que tem se destacado na indústria de pagamentos nos últimos dois anos. De 2020 para cá, a área investiu em digitalização, implementou novas plataformas e contratou profissionais para atender à crescente demanda pelos serviços de valor agregado da Visa.
A área de VCA desenvolve análises, soluções e benchmark que podem ser aplicados nas estratégias de emissores, credenciadores, startups e estabelecimentos comerciais, impulsionando a performance do negócio como um todo. O grande diferencial da consultoria da Visa é o acesso exclusivo à base transacional da VisaNet, uma das maiores redes de pagamento do mundo, que permite identificar insights e recomendações para as melhores decisões de negócios. O ativo intelectual é outro ponto alto desta área que combina pessoas, experiências e conhecimento de toda companhia em escala global. Apesar dos resultados virem predominantemente dos bancos tradicionais, a consultoria dobrou sua participação em estabelecimentos comerciais, fintechs e pequenos emissores, dobrando a penetração nesses novos entrantes de mercado.
De acordo com o diretor executivo da consultoria da Visa do Brasil, Oscar Pettezzoni, esse crescimento expressivo veio junto à diversidade de ideias e habilidades do time. “Nos últimos dois anos, triplicamos a estrutura da área para atender ao aumento de demanda de clientes. Ampliamos não só a área de atuação, mas os tipos de projetos e receitas”.