São Paulo, 9 de fevereiro de 2023 – A Visa, líder mundial em tecnologia, aponta as tendências que permearão o mercado brasileiro de meios de pagamentos em 2023. A previsão é de que métodos de pagamento digital sejam cada vez mais adotados, exigindo soluções que tornem a experiência de compra mais ágil, segura e simplificada para o consumidor e para os estabelecimentos comerciais. Para isso, a Visa investirá em três frentes essenciais: a evolução do débito, a evolução da experiência e segurança nas transações, e novos fluxos.
1. Evolução do Débito
Acompanhando o crescimento exponencial da adoção de meios de pagamento digital, a Visa, junto com a indústria de pagamentos, prevê o aumento da utilização do débito no e-commerce por meio do Click to Pay. Essa solução funciona como um botão de checkout seguro e descomplicado, onde os dados do cartão do consumidor estão criptografados, evitando golpes e permitindo compras sem fricção.
Outra tendência para a evolução do débito é o chamado Débito Sem Senha, conduzido pela indústria. Nessa modalidade, não será necessário pedir a senha para operações de até R$300,00 feitas no débito.
2. Evolução da Experiência e Segurança nas Transações
- Mobilidade urbana:
É necessário que toda a experiência transacional tenha um alto padrão de segurança, seja nos meios presenciais ou virtuais de pagamento. Nos pagamentos presenciais, a Visa observa uma maior aceitação de pagamentos por aproximação, como o uso da tecnologia em transportes urbanos.
Em agosto de 2022, a Visa processou mais de um bilhão de transações em sistemas de trânsito globais em um único ano. Hoje, a Visa possui mais de 600 projetos de transporte público mundialmente, e tem mais de 900 em processo de desenvolvimento. No Brasil os pagamentos por aproximação Visa são aceitos no MetrôRio, Barcas Rio de Janeiro, SPTrans e praças de pedágio da Ecopistas e Ecovias.
A Visa prepara o lançamento da chegada do pagamento por aproximação direto nos terminais dos estacionamentos. A tecnologia é utilizada pela primeira vez nesses serviços no Brasil, e foi desenvolvida pela área de inovação da companhia, o Labgarage Visa.
- Tokenização:
Para pagamentos digitais, a tendência é o aumento da utilização de tokens para garantir transações cada vez mais seguras, buscando a diminuição da circulação de dados dos cartões no e-commerce. No ano de 2022, a Visa atingiu a marca de 4 bilhões de tokens emitidos no mundo, superando o número total de cartões em circulação.
Em 2022, no Brasil, a Visa identificou que o número de transações tokenizadas duplicou em relação ao mesmo período do ano anterior, representando quase 20% de todas as transações com credenciais Visa no mundo online. Em média, a cada cinco transações online utilizando credenciais Visa, duas são tokenizadas. Já a quantidade de fraudes em transações tokenizadas no e-commerce é extremamente baixa, chegando a ser 4x menor que as demais operações realizadas em compras virtuais.
Para reforçar a segurança dos pagamentos utilizando token, a Visa oferece o Visa Cloud Token, que adiciona uma camada extra de proteção, removendo os dados das credenciais de pagamento, convertendo-os em tokens criptografados exclusivos e armazenando-os em segurança na nuvem.
- Tap To Phone:
A ferramenta Tap to Phone da Visa, que transforma smartphones e tablets Android habilitados com a tecnologia NFC em terminais de pagamentos por aproximação tem crescido exponencialmente. Desde janeiro de 2022, a adoção da tecnologia teve um crescimento médio mensal em torno de 46% no número de estabelecimentos credenciados. Apresentando grande aceitação entre vendedores e consumidores e em constante expansão, o Tap to Phone já conta com 7 parceiros no país, como Stone, Sicredi, Cloudwalk e Mercado Pago.
Essa solução gera mais possibilidades de negócios, tendo em vista que a adesão de pagamentos por aproximação tem crescido nos últimos tempos - estudos da Visa apontam que 1 a cada 3 pagamentos com credenciais Visa são feitos por aproximação.
3. Novos Fluxos
- WhatsApp Pay:
A Visa está sempre acompanhando as novas formas emergentes de pagamentos, como o WhatsApp Pay e as criptomoedas, oferecendo soluções inovadoras que contribuam para as novas tendências desse mercado.
Para este ano, a Visa está aguardando a aprovação e tranalhando no lançamento da modalidade P2M (Peer-to-Merchant). Nessa nova modalidade, consumidores poderão fazer compras diretamente no aplicativo com cartões de crédito e débito, sem precisar ir para links externos.
- Soluções Agro:
A Visa tem trabalhado consistentemente para a construção de novas soluções para o agronegócio. Esse ano, a startup Agrotoken, empresa pioneira no mundo na tokenização de commodities agrícolas como milho, soja e trigo, lançou em janeiro de 2023 o cartão Agrotoken Visa no Brasil. Dessa forma, realizar transações com cartão de crédito lastreado em commodities agrícolas já é uma realidade no país. A solução torna possível que produtores rurais poderão tokenizar commodities e fazer compras de forma simples nos diferentes agentes fornecedores de serviço e produtos que já atuam na cadeia. O cartão de crédito internacional pode ser usado como meio de pagamento em mais de 80 milhões de estabelecimentos credenciados à Visa no mundo.
A Visa, como uma empresa de tecnologia, reafirma seu compromisso com a inovação, buscando solucionar as demandas trazidas pelas tendências da indústria. Para isso, contamos com um time de especialistas com uma visão moderna do mercado, que buscam criar soluções inteligentes e efetivas para prosperar a todos.
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