Solução da Visa aumenta eficiência de campanhas de marketing de emissores e credenciadores
A Visa anuncia números significativos de desempenho do Visa Marketing Platform (VMP), plataforma proprietária da empresa voltada à elaboração e execução de campanhas de marketing customizadas para emissores e credenciadores de cartões. Desde 2021, quando foi lançada, a solução registra índices médios de abertura de e-mails de 20% e CTR que chegam a 40%. Neste período, a tecnologia também já realizou campanhas com mais de 10 emissores diferentes, chegando a 50 milhões de impactos (comunicações)
O Visa Marketing Platform (VMP) cria campanhas segmentadas e personalizadas de acordo com o comportamento transacional de cada consumidor, identificado a partir de dados fornecidos por bases cadastrais de programas de fidelidade e benefícios e também por informações compartilhadas por emissores e credenciadores seguindo rigorosamente os requerimentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estes insights são processados, organizados e direcionados por uma equipe de especialistas em Data Science, Marketing e Tecnologia que oferece o serviço de inteligência, permitindo a elaboração de jornadas de comunicação customizadas dentro da solução conforme a etapa do ciclo de vida de cada consumidor.
“Com o Visa Marketing Platform, emissores e credenciadores encontram uma alternativa para realizar suas campanhas e ações de Marketing com dois elementos básicos: e-mail do consumidor e informações da credencial de pagamento, que vêm com o devido consentimento para o uso desses dados. Desta forma, graças a estas informações e a expertise da Visa, é possível impactar públicos específicos de forma muito mais assertiva, gerando mais fidelidade, engajamento e visibilidade”, afirma Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil.
Um dos grandes diferenciais do Visa Marketing Platfom é contar com o trabalho integrado de diversas áreas da Visa para o desenvolvimento e implementação das estratégias. O departamento de Marketing se dedica ao desenvolvimento criativo das campanhas e à tecnologia utilizada para sua ativação. Já a inteligência de dados e segmentação da base, por exemplo, é realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, que determina que tipo de público receberá quais mensagens e assegura que consumidores recebam campanhas totalmente customizadas, como ofertas especiais e conteúdo educativo, de acordo com seu perfil e hábitos de consumo
De maneira geral, o Visa Marketing Platform (VMP) funciona da seguinte maneira:
Base de dados e segmentação
Para que as campanhas possam ser segmentadas, o VMP se alimenta de uma base de dados de consumidores vindos de diversas fontes, seja da Visa ou de emissores e credenciadores. Desta base, o time do VCA extrai insights para segmentar a comunicação, de forma a enviar as mensagens certas para as pessoas certas.
Estratégia de Comunicação e Produção de Conteúdo
Junto ao cliente, a Visa define o objetivo, frequência e formas de envio, assim como o conteúdo das campanhas, como por exemplo a oferta de produtos como a ativação para consumidores que não estejam utilizando suas credenciais. Feito isso, o time da Visa desenvolve todas as peças de comunicação da campanha em parceria com os emissores e credenciadores.
Disparo
Por meio da plataforma do Visa Marketing Platform (VMP), o conteúdo elaborado é enviado aos destinatários, que podem receber diversas “ondas” de impacto de acordo com uma régua de comunicação, que definirá quais mensagens serão enviadas, como e quando. A ferramenta possibilita ainda disparos de comunicação pautados em gatilhos transacionais, ou seja, dependendendo de determinada ação ou compra, o cliente pode receber mensagens específicas ainda mais personalizadas.
Mensuração de resultados
Após o esforço para o envio dos conteúdos customizados, o comportamento dos consumidores é comparado com o de um grupo de controle, formado por um percentual relevante de pessoas com o mesmo perfil, mas que não recebeu nenhuma peça da campanha. Assim, é possível identificar que aspectos funcionaram e quais deles devem ser ajustados para novas ações.
“O VMP é um exemplo claro de como a Visa tem trabalhado para melhor atender seus clientes, utilizando o que há de mais atual em data science, inteligência de mercado e tendências de marketing. Unindo nossas expertises conseguimos atender as demandas dos emissores e credenciadores e chegamos ao consumidor final de forma mais direta, objetiva e estratégica”, conclui Mita.
-