A área de consultoria da Visa, Visa Consulting & Analytics (VCA), tem diversificado cada vez mais suas soluções para apoiar os clientes da Visa a melhorar suas estratégias de vendas, de relacionamento, engajamento e negócios a partir de soluções que valorizem a experiência do consumidor por meio de dados. Em 2022, o time de VCA praticamente dobrou em relação ao ano anterior e o número de projetos fechados com emissores, fintechs, estabelecimentos comerciais e credenciadores triplicou ao comparar 2022 e 2021.
VCA está dividida em quatro linhas de negócio: Consultoria, Data analytics, Serviços Gerenciados (Managed Services) e Plataformas (Subscription Services). Toda essa estrutura é responsável por atuar, com foco em tecnologia e inovação, desde a concepção da estratégia até a execução dos projetos para os clientes da Visa.
Com a retomada do turismo, por exemplo, em 2022, VCA criou a Jornada do Viajante, solução criada no Brasil que apoia os emissores brasileiros em sua estratégia de relacionamento e engajamento com os consumidores em toda a experiência de viagem, do momento da escolhado destino até o planejamento da próxima viagem, passando por sugestão de hotéis e restaurantes, check-in de embarque, salas VIPs, fatura do cartão e muitos outros benefícios. O Modelo Global Visa Analytics identifica clientes com probabilidade de viajar e permite fazer comunicações com o viajante em sua jornada de ciclo de vida.
Hoje, a Jornada do Viajante já está em piloto com alguns emissores. “Seja uma viagem nacional ou internacional, de longa ou curta duração, há muitos detalhes que não podem ser deixados de lado para que a experiência do viajante seja fluida. Por meio de uma comunicação customizada em parceria com os emissores, podemos usar gatilhos para engajar com os viajantes de forma mais estratégica, gerando valor e assertividade no uso do cartão e dos benefícios oferecidos pela Visa e pelos parceiros”, conta Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.
Outra iniciativa criada pelo time de VCA do Brasil foi o desenvolvimento ou aprimoramento de aplicativos de bancos parceiros. Com o crescimento da digitalização das dinâmicas bancárias, a melhoria nesses canais de relacionamento com os correntistas é essencial.
“O diferencial da solução da VCA para este segmento está na profundidade das análises realizadas, que permeou desde insights para criar o projeto, até a entrega de um aplicativo otimizado para o consumidor. Vale deixar registrado aqui que a nossa equipe aqui no Brasil foi a pioneira entre os times globais da Visa a trazer esse tipo de solução para apps de bancos”, conta Pettezzoni. “Nosso objetivo é renovar e modernizar UX do aplicativo móvel de gerenciamento de cartões para aumentar seu uso e melhorar a pontuação nas lojas de aplicativos. A expectativa é criar um dos melhores aplicativos de gerenciamento de cartões do mercado brasileiro”.
A solução da Visa se divide em duas fases com cinco etapas, sendo três etapas na fase de ‘revisão’, e duas em ‘implementação’. Na primeira etapa da revisão é realizado um mapeamento aprofundado do cenário atual do aplicativo para encontrar todos os pontos de fricção e os fluxos que concentram operações que não são executadas idealmente. Já a segunda realiza uma análise de dimensões (funcionalidades, performance, suporte, fidelização e rankeamento do aplicativo) que compara a performance dos apps com os principais players do setor financeiro do mercado. Na terceira etapa um protótipo interativo do aplicativo ideal é criado, com os fluxos e funcionalidades otimizados.
Já na fase de ‘implementação’, a Visa constrói um plano técnico para identificar soluções para implementação do novo aplicativo (quarta etapa) e oferece o desenvolvimento do app e suporte deste novo canal, finalizando o projeto (quinta etapa).
Outras soluções do Visa Consulting & Analytics (VCA)
Para auxiliar os emissores na tomada de decisão no momento da aprovação de cartões de crédito pela internet, o VCA oferece a Solução de Aquisição Digital. A plataforma utiliza Inteligência Artificial (IA) e Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR - Optical Character Recognition, em inglês) para aperfeiçoar a experiência na jornada de aquisição de um cartão, economizando tempo e recurso. Para isso, a Visa conecta a uma API única diferentes fornecedores, que trabalham de forma colaborativa.
A solução permite que os bancos qualifiquem melhor os leads gerados pelos canais digitais, ao enriquecer os dados do proponente por meio de fontes tradicionais de dados, como birôs, bem como novas empresas fonte de dados, com base em novo patamar de dados digitais. Nos primeiros pilotos desenvolvidos em 2022 com emissores, A Solução de Aquisição Digital quadruplicou a taxa de aprovação de cartão e reduziu o tempo de resposta ao consumidor de dias para questão de minutos.
Outra solução de otimização criada pelo VCA é o Beta Tester. O objetivo é aprimorar o processo de avaliação dos produtos de um cliente da Visa por meio de uma plataforma digital, buscando a otimização do portfólio e auxílio na criação de ofertas mais aderentes aos interesses do consumidor.
Em conjunto com o parceiro, a Visa convida os consumidores a entrarem na plataforma, para participarem de pesquisas e estudos sobre os produtos oferecidos, ou apenas opinar sobre uma funcionalidade de seu interesse. A solução combina modelagens analíticas com análises quantitativas e qualitativas juntando dados estruturados e não estruturados para compilar as informações, cruzar dados e analisar os conteúdos. Após os insights serem gerados, ainda há um processo de testagem, mensuração e formatação até o produto ideal. A plataforma utiliza Inteligência Artificial (como a técnica speech analysis) para gerar ações a partir das respostas dos consumidores, criando soluções mais personalizadas e trazendo o consumidor para um papel central na co-criação dos produtos. Em 2022, foram realizados mais de 20 testes na plataforma com taxas de participação superior as médias do mercado.
“VCA tem atuado com o objetivo de aprimorar a experiência e performance do mercado de pagamentos eletrônicos. Gosto de chamar de inteligência ampliada o que fazemos na VCA, que é trazer mais elementos para apoiar as tomadas de decisão de negócios . Analisamos os principais desafios e oportunidades, sempre sob a perspectiva do consumidor. Olhamos para ofuturo identificando as oportunidades do presente. Assim, conseguimos ser mais assertivos e apoiar nossos clientes na melhor decisão de negócio”, concluiu Pettezzoni.