Visa Everywhere Initiative 2018 se respalda no sucesso alcançado no ano passado na região
O Visa Everywhere Initiative estreou na América Latina e no Caribe em 2017, atraindo mais de 250 startups, de 10 países. A campeã de 2017 foi a Increase, startup argentina que venceu com seu primeiro produto, o IncreaseCard, criado para simplificar e modernizar a forma como os varejistas controlam, gerenciam e conciliam suas transações de cartão de crédito.
"É claro que o prêmio em dinheiro nos ajuda a executar nossos objetivos", diz Sebastián Cadenas, CEO e fundador da Increase. "Mas o apoio e a orientação dos mentores da Visa, entender o alcance da rede tecnológica da Visa e o contato com o ecossistema de Visa são benefícios de valor inestimável, aos quais uma startup não teria acesso de outra maneira. No momento, estamos trabalhando juntos para explorar como desenvolver e expandir a Increase internacionalmente."
A Visa continua trabalhando não só com as vencedoras do programa, mas também com as finalistas e semifinalistas para trazer suas soluções para o mercado em diferentes setores e áreas comerciais.
Com a finalista da edição colombiana do VEI, Alegra, empresa que produz software de gestão e contabilidade para pequenas empresas na América Latina e no Caribe, a Visa está trabalhando em um projeto B2B no Caribe. "Participamos de muitos desafios tecnológicos internacionais, mas a experiência que tivemos com o Visa Everywhere Initiative foi diferente. Ela abriu portas que sequer imaginávamos", diz Jorge Soto, CEO da Alegra. "A Visa tem um interesse enorme em startups e isso faz com que as coisas se movam na velocidade de uma verdadeira empresa de tecnologia."
Quais as novidades da edição 2018?
- Este ano a Visa expandiu o programa para incluir, além de fintechs, outros tipos de startups de tecnologia, entre as quais, empresas com foco em Big Data, programas de fidelidade, Internet das Coisas, tecnologias móveis, comércio eletrônico, insurtech (seguros e tecnologia), gestão de fraude, identidade digital, etc., cujas soluções poderiam ser aplicadas na indústria de serviços financeiros.
- A Visa também buscará identificar entre todas as startups participantes – paralelamente à escolha das semifinalistas –, empresas que se destaquem com soluções de inclusão financeira. Haverá um reconhecimento especial para essa categoria e a vencedora terá a oportunidade de apresentar sua solução durante a grande final na FINNOSUMIT.
- Os empreendedores podem saber mais sobre o programa Visa Everywhere Initiative pessoalmente, nos diversos encontros que acontecerão em maio em Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Monterrey, San José, Santiago (Chile) e São Paulo. Saiba mais sobre essas e outras novidades do programa de 2018.
A edição latino-americana do Visa Everywhere Initiative é organizada em parceria com a Finnovista, cuja missão é transformar as finanças para um mundo melhor por meio de empreendedorismo, tecnologia e inovação e impulsionar, juntamente com a Visa, o desenvolvimento de inovações de pagamento. Desde 2015, o Visa Everywhere Initiative já chegou a cinco continentes e 40 países, e concedeu mais de um milhão de dólares em prêmios, além de mentoria para mais de 130 finalistas – desde empresas que buscavam transcender os limites do futuro até as que buscavam criar implementações rápidas para pagamentos que fazemos na vida real.
Sobre a Finnovista
A Finnovista é uma organização de impacto que empodera os ecossistemas fintech na América Latina e Espanha por meio de uma plataforma fintech colaborativa e que inclui programas de aceleração e dimensionamento, conferências, hackathons, projetos de pesquisa, concursos e um espaço dedicado à cocriação fintech. Na Finnovista, construímos pontes entre instituições financeiras e startups fintech com o objetivo de transformar as finanças para um mundo melhor por meio de empreendedorismo, tecnologia e inovação. Veja mais detalhes no www.finnovista.com.