A Visa Foundation anuncia um financiamento de US$ 7,5 milhões a organizações da América Latina e do Caribe que apoiam as micro e pequenas empresas (MPEs). O financiamento inclui subvenções e investimentos de impacto em programas que oferecem treinamento, serviços de apoio e acesso a capital à MPE, com um olhar voltado à inclusão de gênero e à diversidade. Algumas das beneficiadas são, Instituto Rede Mulher Empreendedora, BlueOrchard, New Ventures, Pro Mujer, Root Capital, TechnoServe Inc e Village Capital.
O apoio financeiro faz parte da Iniciativa de Acesso Equitativo da Visa Foundation, um compromisso estratégico de US$ 200 milhões anunciado em abril de 2020, concebido para tratar das necessidades de longo prazo das micro e pequenas empresas (MPEs) e que enfatiza o fomento ao progresso econômico da mulher, algo crítico para a recuperação econômica em longo prazo dos efeitos da pandemia da Covid-19.
“As MPEs são a espinha dorsal da economia. É crucial prover os proprietários de MPEs e empreendedores com recursos, conhecimento e habilidades que os ajudem a reconstruir – ou a começar – negócios mais fortes no contexto atual”, conta Eduardo Coello, presidente regional da Visa América Latina e Caribe. “Para a Visa, é um orgulho ter a Visa Foundation apoiando financeiramente organizações como Instituto Rede Mulher Empreendedora, BlueOrchard, New Ventures, Pro Mujer, Root Capital, TechnoServe Inc. e Village Capital, que estão tratando das necessidades das MPEs inclusivas e com diversidade de gênero e ajudando a remover barreiras à obtenção de financiamento que elas enfrentam na região e, no processo, ajudando a construir comunidades mais fortes onde todos podem prosperar.”