“Um consumidor se depara com muitos momentos de autenticação ao longo de um dia, seja ao fazer um pagamento, conferir o saldo ou enviar fundos a familiares e amigos”, diz Mark Nelsen, vice-presidente sênior de produtos de risco e autenticação da Visa. “Mas os métodos tradicionais de autenticação do consumidor podem gerar frustração ou simplesmente não foram criados para as novas formas de comprar e pagar. Desenvolvemos a Visa ID Intelligence para ajudar a acelerar a criação de soluções de autenticação mais inteligentes e fáceis de usar para qualquer ambiente comercial, para melhorarmos a proteção contra as fraudes e ficarmos mais próximos de um mundo sem senhas.”
Uma pesquisa recente do Grupo Aite constatou que, com o aumento da velocidade e da complexidade das fraudes e dos ciberataques, as instituições e as empresas precisam buscar soluções tecnológicas ágeis e capazes de oferecer segurança e conveniência aos consumidores. Embora muitos concorrentes ofereçam soluções, nem todas são apropriadas para a indústria de pagamento, pois transações financeiras exigem um alto nível de privacidade, segurança e fiscalização regulatória. Instituições financeiras e estabelecimentos comerciais podem adotar soluções eficazes e seguras e acelerar a chegada de seu produto ou serviço ao mercado com uma integração e implementação dinâmica e tendo a Visa como fonte única e confiável. A Visa aprovou previamente os provedores de tecnologia para ter certeza de que eles atendem as expectativas da indústria em termos de segurança e privacidade do consumidor, o que inclui, por exemplo, avaliações de segurança da Visa in loco, testes de penetração e contínuas auditorias de conformidade. A plataforma também simplifica o processo de contratação, o que potencialmente evita que os clientes percam meses negociando.
“As instituições financeiras e os estabelecimentos comerciais estão trabalhando muito para criar experiências digitais modernas e agradáveis", diz Julie Conroy, diretora de pesquisa da prática de banco de varejo do Grupo Aite. “Ao mesmo tempo, autenticar o consumidor de forma eficaz se torna extremamente importante, dado o cenário de aumento na ameaça cibernética. A boa notícia é que há uma série de tecnologias aptas a ajudar uma empresa a encontrar uma solução vantajosa para todos, oferecendo segurança superior e, ao mesmo tempo, removendo atritos desnecessários.”
Capacidades de autenticação
Hoje, a Visa ID Intelligence trabalha com:
- Documentos de identidade – avalia documentos com foto (ex.: carteira de motorista, passaporte, carteira de reservista) e compara as selfies às fotos desses documentos; ao mesmo tempo, extrai e converte informações dos documentos para o formato digital. Esse processo de autenticação pode ajudar as instituições financeiras ou os estabelecimentos comerciais a tomar decisões mais inteligentes e a fornecer serviços bancários instantaneamente. Ele pode ser usado, por exemplo, na abertura de novas contas e como alternativa às ligações à Central de Atendimento quando o consumidor precisa redefinir uma senha ou substituir um cartão roubado ou extraviado.
- Biometria – permite que os clientes usem a biometria – íris, rosto, impressão digital e voz, por exemplo – para criar experiências de autenticação que vão ao encontro do que os consumidores querem em termos de conveniência, segurança e agilidade. A biometria pode ser usada para fazer login em aplicativos, pagamentos, autenticação por etapas (step-up) e mais.
Em 2018, por meio de parcerias com a Neustar e a ThreatMetrix, as soluções da Visa ID Intelligence chegarão aos dados do usuário e dados de dispositivos para melhorar as tomadas de decisão referentes a identidade digital.