São Paulo, 24 de agosto de 2023 - Com a crescente migração dos consumidores para o digital e a universalização das carteiras digitais, a Visa anuncia o lançamento do novo programa Visa Digital First no Brasil, uma experiência totalmente digital e sem cartão por meio da qual consumidores e emissores têm acesso a soluções de credenciais digitais com emissão instantânea e melhores práticas voltadas a acelerar a revolução bancária digital-first que já está acontecendo na região.
Com Visa Digital First, é fácil abrir um processo para geração de credenciais em tempo real, criar contas direto na carteira móvel ou aplicativo bancário móvel dos consumidores, o que agiliza a ativação e permite que as pessoas façam compras sem jamais precisarem de um cartão físico. O novo programa digital-first da Visa oferece uma experiência digital mais moderna aos emissores, algo especialmente relevante para as novas gerações de consumidores nativos digitais que estão mudando rapidamente o mundo bancário e financeiro.
“Movidos pelo propósito de ser a melhor forma de pagar e de ser pago para todos, em todos os lugares, continuamos evoluindo nossas soluções oferecendo experiências inovadoras de banco digital que estão prestes a gerar crescimento e conquistar a fidelidade da crescente geração de consumidores digital-first que está mudando o futuro do comércio”, diz Belkis Barral, Diretora de Produtos Digitais da Visa América Latina e Caribe. “Com infinitas possibilidades digitais em ascensão, queremos tornar as jornadas digitais dos consumidores mais rápidas, fáceis e seguras, desbloqueando o poder do dinheiro digital para todos.”
Além de ajudar os emissores a elevar suas receitas e reter clientes, reduzir os custos associados à emissão de cartões e aumentar a segurança, o programa Digital First da Visa oferece funcionalidades que otimizam a experiência com o aplicativo, transformando-o em uma central a partir da qual os consumidores podem gerenciar suas credenciais digitais de forma eficiente. O programa fornece soluções Visa Digital Enablement de forma individual ou em pacotes, incluindo kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês), APIs e interfaces de usuário, para acelerar o entrada no mercado e facilitar a implementação. Uma conveniência extra é que os consumidores não precisam esperar dias para usar seus fundos – as credenciais virtuais podem ser usadas assim que são emitidas e contam com funcionalidades de segurança de Visa Token Services que reforçam ainda mais os recursos de prevenção de fraude das instituições financeiras.
Para apoiar essa nova abordagem, a Visa mudou suas regras e já permite que seus cartões de crédito e débito sejam emitidos apenas na versão digital em todo o mundo. Com isso, os bancos, novos emissores e fintechs da região terão mais flexibilidade para emitir cartões Visa e poderão lançar produtos digital-only mais rápido, sem a depender da estratégia do emissor.
Tendências globais que estão acelerando a aceitação digital
“O futuro do dinheiro é digital. Na Visa, como líderes em pagamentos digitais, estamos sempre pensando à frente e na evolução dos pagamentos, impulsionando as inovações que, em nossa opinião, moldarão o futuro da movimentação de fundos”, diz Leonardo J. Collado, head de Plataformas e Produtos Digitais da Visa América Latina e Caribe. “A nova solução Visa Digital First é uma etapa crítica que nos ajudará a satisfazer as expectativas dos consumidores que buscam experiências digital-first poderosas que farão a diferença em sua forma de movimentar fundos”.
O novo programa Visa Digital First está sendo lançado em um momento de alta na demanda por cartões não plásticos, especialmente entre os jovens consumidores nativos digitais, e de aumento contínuo no uso de celulares e carteiras digitais. As carteiras digitais – onde os usuários podem carregar um cartão virtualmente e usar os fundos desse cartão para pagar de forma rápida e fácil – responderão por mais de 50% dos pagamentos de e-commerce no mundo até 2024 , enquanto a base instalada global de smartphones deve crescer de 4,7 bilhões em 2021 para 6 bilhões em 2026, o que representa uma taxa de crescimento de 30% no período.
Outra tendência importante é a ascensão da geração Z – a primeira geração de consumidores nativos digitais – que já compõe o grupo etário mais numeroso do mundo, representando 32% da população mundial . Nesse grupo, 99% são proprietários ou têm acesso a um smartphone . Só no Brasil, esses consumidores representam quase 20% da população, totalizando mais de 43 milhões de pessoas . À medida que esse grupo for crescendo e ganhando poder aquisitivo, impactará fortemente o consumo no varejo e os pagamentos digital first.
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