Outro grande exemplo de como a forma de pagamento pode aumentar a fidelidade e a conversão de vendas dos estabelecimentos comerciais é o Visa Checkout, que tem o objetivo de agilizar o processo de compras do comércio eletrônico, possibilitando que o consumidor utilize login e senha únicos para efetuar seu pagamento em qualquer um dos sites credenciados, sem a necessidade de inserir informações como endereço de cobrança, número do cartão ou ser direcionado para outro site de pagamento a cada compra. Uma pesquisa da comScore nos EUA comprovou que a ferramenta oferece uma solução holística aos varejistas, na medida em que aumenta a taxa de conversão em 51% e, ao mesmo tempo, fideliza 90% dos consumidores, que continuarão usando o Visa Checkout. No mundo, já comemoramos mais de 20M de usuários e no Brasil a adoção é acelerada. Já temos mais de 15 mil comércios eletrônicos no país oferecendo a solução de pagamento.
A VisaNet, a maior rede de processamento de pagamentos eletrônicos do mundo, também tem exercido um papel fundamental nessa aliança. Com ela, conseguimos apoiar os estabelecimentos comerciais na gestão de campanhas, promoções, programas de fidelidade e deixar o varejo se dedicar naquilo que mais precisa: a excelência do atendimento em suas lojas físicas ou no comércio eletrônico. Além disso, temos a consultoria da Visa, Visa Perfomance Solutions, que aproveita a riqueza das informações da VisaNet para fornecer preciosas informações sobre comportamento de consumo, tendências e oportunidades.
Estamos ainda no começo dessa aliança com o varejo, mas as perspectivas são bem promissoras. Basta ver a recente solução que trouxemos em parceria com o aplicativo Restorando que descontrói a experiência de pagamento atual em um restaurante ao possibilitar às pessoas acompanharem e pagarem a conta diretamente no celular, sem esperar o garçom e a maquininha POS. Inovações como essa, mais antenadas, disruptivas e que quebram paradigmas, serão tendência do mercado e podem auxiliar os estabelecimentos comerciais na busca por melhores resultados e por mais clientes fiéis. A união já foi firmada. Agora é tempo de trabalharmos juntos para cocriarmos o futuro dos meios de pagamento e oferecermos uma experiência de compra cada vez mais conectada ao novo estilo de compra dos consumidores brasileiros.