Autenticação no comércio eletrônico passa por uma grande mudança
Por Mark Nelsen, vice-presidente sênior, Produtos de Risco e Autenticação.
Para estimularem o crescimento contínuo do comércio eletrônico, estabelecimentos comerciais e emissores do mundo todo precisam de ferramentas inteligentes que lhes permitam distinguir transações verdadeiras de fraudulentas e, ao mesmo tempo, minimizar interrupções no processo de finalização de compra (checkout) dos consumidores. A falta de dados e insights referentes ao risco de uma transação tem tornado mais difícil aprovar, com confiança, os pagamentos no comércio eletrônico – originados hoje de diferentes plataformas e dispositivos, todos com atributos de segurança específicos.
A boa notícia é que isso está prestes a mudar. A EMVCo* deve lançar em breve uma versão nova e aprimorada da especificação 3-D Secure. Denominada 3-D Secure 2.0, a nova especificação inclui atualizações e aprimoramentos desenvolvidos para atender a necessidade de oferecer uma experiência de pagamento online mais tranquila aos consumidores e, ao mesmo, abranger novos dispositivos e formas de pagar. Por facilitar uma maior troca de dados entre estabelecimentos comerciais e emissores, a 3-D Secure 2.0 permite o aumento do uso da autenticação dinâmica baseada em risco – o atual padrão-ouro para autenticação online.
Ciente do lançamento da 3-D Secure 2.0 pela EMVCo, a Visa começou a trabalhar internamente com seus desenvolvedores na modernização do programa Verified by Visa (VbV) e do Serviço de Autenticação do Consumidor Visa (VCAS - Visa Consumer Authentication Service. A expectativa da Visa é que a indústria começará a adotar a especificação em meados de 2017, em mercados do mundo todo.
O Verified by Visa para a especificação 3-D Secure 2.0 trará benefícios para todos. Os comércios conseguirão melhorar a integração entre o processo de autenticação e a experiência de compra, oferecendo uma experiência de autenticação mais fácil, o que pode resultar em índices de conversão maiores e mais vendas. Os emissores terão acesso a uma quantidade maior de dados para decidir se aprovam ou não uma transação. Para os consumidores, o pagamento online será mais rápido, simples e conveniente do que nunca. Como sempre, a política global de Responsabilidade Zero da Visa garante que os portadores de cartão não serão responsáveis por compras não autorizadas em suas contas, sejam elas em lojas físicas ou virtuais.
Para garantir que os stakeholders de cada mercado terão um prazo razoável para implantar a solução uma vez que produtos e serviços certificados estejam disponíveis, certas regras – como proteção de estorno em caso de fraude para transações em que o comércio tenha tentado utilizar a 3-D Secure 2.0 – não entrarão em vigor até a data de ativação do programa. Na Europa, região onde a autenticação baseada em risco já é bastante utilizada, a expectativa da Visa é que o programa seja ativado em abril de 2018. As datas de ativação do programa em outros mercados serão anunciadas separadamente.
Enquanto a indústria trabalha coletivamente para adotar e implantar o protocolo 3-D Secure 2.0, a Visa trabalhará em parceria com stakeholders do mundo todo na realização de pilotos antes da data de ativação de programa.
*A EMVCo existe para facilitar a interoperabilidade e a aceitação de transações de pagamento seguras em nível mundial. Para isso, gerencia e aprimora as Especificações EMV® e processos de teste a elas relacionados. Isso inclui, entre outras atividades, a avaliação de cartões e terminais, a realização de avaliações de segurança e o gerenciamento de problemas de interoperabilidade. Atualmente, existem Especificações EMV baseadas em chip de contato, chip sem contato, aplicativo comum de pagamento (CPA, na sigla em inglês), personalização de cartão e tokenização.
Esse trabalho é supervisionado por seis organizações-membro da EMVCo – American Express, Discover, JCB, MasterCard, UnionPay e Visa – e apoiado por dezenas de bancos, estabelecimentos comerciais, processadores, fornecedores e outros stakeholders da indústria que participam como Associados da EMVCo.