O século XXI representa a era da “Internet das Coisas” e do “Consumidor Conectado”. Nesse ambiente onde tudo requer tecnologia, velocidade e praticidade, os serviços de pagamentos móveis surgem como um novo paradigma do mercado financeiro e, empresas como a Visa, estão sempre atuando na vanguarda.
A era dos pagamentos móveis na América Latina
Por Allen Cueli, Diretor de Soluções Móveis para Visa América Latina e Caribe.
Estudos recentes mostram que o celular é o coração da vida digital dos consumidores, sendo o dispositivo de maior uso em comparação a tablets e computadores. Não só é o device mais popular, como também 22% de seus usuários passam 20 horas ou mais, por semana, navegando em seus serviços de Internet¹.
Ao mesmo tempo, a América Latina já possui 45% de penetração de smartphones, um número que tem aumentado graças à redução dos preços dos aparelhos móveis. Além disso, aproximadamente 20% dos comércios da região contam com terminais habilitados para pagamentos sem contato, e o consumidor de hoje tem uma avidez nata pelo avanço digital e pela simplificação do pagamento de suas compras.
Estes números, que aumentam significativamente todos os dias, geram diferentes oportunidades e novas formas de uso para oferecer uma boa experiência aos usuários. Hoje em dia, necessitamos de soluções digitais para atender as novas modalidades que surgem como, por exemplo, os pagamentos móveis. O consumidor quer um serviço móvel, seguro e conveniente que permita realizar compras enquanto não carregam seus cartões com eles – o momento perfeito para oferecer serviços nesse sentido.
Para que isso seja possível, não basta apenas ter a infraestrutura necessária em cada país, mas também é fundamental a inclusão de outros fatores como a tecnologia NFC (Near Field Communication) aplicada em terminais de pagamento e de serviços com tokenização, que substitui o número da conta tradicional por um código único para cada transação de uma compra móvel – função já utilizada em carteiras digitais, como Samsung Pay.
Todas essas tecnologias juntas permitem ao usuário utilizar seu smartphone para realizar suas compras sem a necessidade de transportar uma carteira física dado que, em seu lugar, conta com uma carteira móvel. Esta inovação, que já está em funcionamento nos países mais desenvolvidos, chega aos poucos na América Latina, região em que a infraestrutura digital se encontra em pleno crescimento e a adaptação às necessidades do consumidor está flutuando. No momento, os primeiros países a adotar os pagamentos móveis por completo são Porto Rico e Brasil, onde o Samsung Pay foi lançado em julho desse ano. Esperamos mais lançamentos em 2017.
Em curtos e médios prazos, a Visa acredita na expansão, não apenas dos pagamentos móveis na região, mas também na adoção de todos os serviços associados, que ofereçam um serviço agregado aos seus usuários de celulares, incluindo o Visa Consumer Transactions Controls, que oferece controle sobre as transações de pagamento, e o Visa Direct, para transferência de pagamento entre usuários Visa.
Instituições como a Visa se encontram na era da colaboração entre parceiros e clientes distintos, e vão além da competência natural, porque entendem que as alianças são importantes para oferecer uma melhor experiência financeira ao consumidor. Não demorará muito tempo até que toda a região da América Latina tenha a opção de pagar com o celular.
¹Comscore Mobile IMS in Latam Study – janeiro 2015
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