Um ano após sua inauguração, em setembro de 2016, o São Paulo Innovation Studio é hoje um dos principais centros de cocriação do país. O Innovation Studio faz parte da estratégia de inovação da Visa, que aposta na colaboração aberta para melhorar a experiência dos consumidores. O São Paulo Innovation Studio é parte de uma rede global de nove centros de inovação que fornecem ambientes de colaboração imersiva a clientes e parceiros, onde eles codesenvolvem novos produtos e serviços rapidamente com especialistas da Visa .
Mais de 750 profissionais utilizaram a espaço para solucionar colaborativamente necessidades específicas dos consumidores, emissores e estabelecimentos comerciais brasileiros por meio de cocriações, da introdução à inovação e de sessões de descobertas que incluem imersão, pesquisa e inovação. No São Paulo Innovation Studio, nasceram ideias como chatbots para atendimento, aplicativos que facilitam o pagamento nos estabelecimentos comerciais e novas tecnologias que agilizam compras e reduzem filas.
“O primeiro aniversário do São Paulo Innovation Studio é, sem dúvida, um marco, mas o mais importante é que ele simboliza uma nova forma de inovar trabalhando lado a lado com clientes e parceiros para criar a próxima geração de soluções de pagamento, diretamente alinhadas com o mercado e que solucionam problemas reais", diz Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.
O São Paulo Innovation Studio é um elemento fundamental da forma como a Visa colabora com clientes e parceiros para criar pagamentos e iniciativas comerciais inéditos e inovadores, juntamente com os seguintes programas:
- Plataforma Visa Developer: oferece acesso aberto a várias das funcionalidades de pagamento mais populares da Visa, permitindo que qualquer pessoa transforme grandes ideias em novas experiências de comércio
- Visa Ready: fornece estrutura e clareza aos parceiros que desejam introduzir rapidamente dispositivos, softwares e soluções aptos a iniciar ou aceitar pagamentos Visa.
- Visa Everywhere Initiative: programa criado para incentivar a próxima grande inovação na área de pagamentos, trabalhando com fintechs e outras startups que oferecem capacidades sem custo para ajudar na criação de novas soluções. A semifinal brasileira será disputada no dia 28 de setembro.
“Esse primeiro ano foi importante para explicar e disseminar nossa metodologia de inovação no mercado. Temos utilizado cada vez mais o conceito de Minimum Viable Product e colocado no mercado produtos de forma mais ágil, sempre considerando a segurança, a interoperabilidade e a experiência do usuário”, explica Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa. “O Innovation Studio também promoveu o encontro dos nossos clientes com startups locais que participam do programa de aceleração da Visa. Essa troca é extremamente rica.”