Visa e Klarna anunciaram recentemente que chegaram a um acordo de investimento [1] para futura parceria estratégica. A Klarna é uma das empresas de pagamento on-line que mais crescem na Europa, atendendo 60 milhões de consumidores e 70.000 varejistas.
O investimento acionário reflete visão compartilhada pela Visa e a Klarna de acelerar o comércio on-line e móvel em benefício de consumidores e de estabelecimentos comerciais de toda a Europa.
O investimento planejado pela Visa é parte de uma estratégia global de abrir o ecossistema da empresa e apoiar uma grande variedade de novos parceiros, redefinindo e aprimorando a experiência de compra de milhões de consumidores mundialmente. A Klarna desenvolve produtos que vão ao encontro das novas preferências do consumidor, oferecendo a flexibilidade e a experiência fluida que eles esperam ao comprar.
“A Klarna demonstrou expertise em crédito ao consumidor e compra on-line e, juntos, partilhamos da visão de como as experiências do comércio on-line e móvel de hoje podem ser tão simples quanto as do mundo físico", diz Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa. "A Visa está comprometida em unir forças a uma nova geração de parceiros e provedores de pagamento para trazer o comércio on-line seguro a um número muito maior de consumidores. Estamos ansiosos para trabalhar mais de perto com a Klarna para alcançar isso”.
“A parceria entre a Visa e a Klarna é uma escolha natural. Ambas entendem o crédito ao consumidor e a importância de colocar o consumidor no centro da experiência (consumer centricity) ao desenvolverem soluções de pagamento inovadoras", diz Sebastian Seimiatowski, CEO e cofundador da Klarna.
“A Klarna faz um esforço contínuo para oferecer as mais avançadas soluções de pagamento aos nossos comércios e para proporcionar experiências de compra fluidas aos consumidores. A parceria com a Visa nos dará a oportunidade de fortalecer nossa presença global e nosso portfólio de produto, aproveitando a força combinada de nossos ativos. Estamos empolgados com as possibilidades do que o nosso trabalho conjunto pode realizar”.
Segundo a Forrester [2], a expectativa é que as vendas on-line na Europa cresçam a uma taxa de dois dígitos nos próximos anos. Até 2021, o aumento no número de dispositivos conectados e os aprimoramentos na conectividade móvel impulsionarão as vendas on-line, levando-as a responder por 12% do total das vendas do varejo da região. Além disso, as vendas do varejo devem crescer a uma taxa média de 12% ao ano nos próximos cinco anos na Europa Ocidental.
[1] O investimento da Visa ainda encontra-se sujeito às aprovações regulatórias devidas, assim como à decisão final da Klarna em relação à alocação das ações.
[2] Forrester Data: Online Retail Forecast, 2016 To 2021 (Western Europe)