“Como marca e empresa, a Visa sempre se destacou por seu impacto positivo e transformacional no mundo”, diz Al Kelly, CEO da Visa e membro do conselho da Visa Foundation. “A Visa Foundation foi estabelecida para dar continuidade a um longo histórico de doação corporativa e acelerará a conquista de nossas metas de impacto social. Nossa intenção é estabelecer um legado de contribuições significativas, ajudando milhões de microempresas a prosperar.”
Apoio ao Women’s World Banking
A primeira iniciativa plurianual da Visa Foundation será uma doação de até US$20 milhões ao Women’s World Banking, efetivada ao longo de cinco anos, para apoiar milhões de micro e pequenas empresas administradas por mulheres.
Apesar de contribuírem para a economia formal e informal do mundo todo, as pequenas empresas pertencentes a mulheres têm pouco ou nenhum acesso a produtos financeiros. Segundo o Banco Mundial, o déficit de crédito no setor formal de empresas de pequeno e médio porte pertencentes a mulheres chega a ser de inacreditáveis US$ 300 bilhões ao ano.[2] Produtos financeiros, como poupança, crédito e seguro podem ajudar as mulheres de baixa renda a construir seu patrimônio, expandir suas empresas e garantir resiliência econômica em tempos difíceis.
Com o apoio da Visa Foundation, o Women’s World Banking desenvolverá soluções sustentáveis para que as empreendedoras possam construir suas empresas e formar redes de proteção financeira e, ao mesmo tempo, desenvolver suas habilidades de liderança e capacidades financeiras. Nos próximos cinco anos, o programa:
- Desenvolverá, testará e formatará produtos inovadores e sustentáveis, como pacotes de serviços financeiros, seguro de continuidade dos negócios e soluções tecnológicas para promover comportamentos financeiros positivos
- Expandirá a rede global de parceiros do Women’s World Banking na área de serviços financeiros para atender, com eficácia, mais de 50 milhões de indivíduos carentes de serviços financeiros
- Medirá o impacto do acesso a serviços financeiros de mais qualidade nas empresárias
- Impulsionará a troca de conhecimento, inovação e melhores práticas na comunidade global no que diz respeito a como apoiar melhor as micro e pequenas empresas
A doação da Visa Foundation tem por objetivo apoiar os esforços do Women’s World Banking no mundo todo; inicialmente, eles estarão focados na Índia, México, Egito e Nigéria, mercados-chave para impulsionar o crescimento de pequenos empreendimentos de baixa renda pertencentes a mulheres.
“As mulheres e as empresas pertencentes a mulheres continuam desproporcionalmente excluídas do acesso formal a serviços financeiros, o que impacta centenas de milhões de indivíduos e tem reflexos significativos em famílias e comunidades”, diz Stephen Kehoe, vice-presidente sênior de inclusão financeira global da Visa, em sua palestra na Cúpula Global Making Finance Work for Women, organizada pelo Women’s World Banking em Dar es Salaam, a Tanzânia. “O apoio a medidas para incluir as mulheres tem um forte efeito multiplicador, melhorando a saúde financeira de todos. Por essa razão, a Visa Foundation optou por focar sua primeira doação em empreendimentos pertencentes a mulheres e escolheu o Women’s World Banking como primeiro beneficiário.”
“O Women’s World Banking está muito feliz em ser o beneficiário da doação inaugural da Visa Foundation. Compartilhamos da visão de atender as empreendedoras de baixa renda, cuja contribuição para o crescimento econômico está bem abaixo de seu potencial”, diz Mary Ellen Iskenderian, presidente e CEO do Women's World Banking. “Um bilhão de mulheres não têm acesso a serviços bancários mundialmente, entre elas, um número significativo de proprietárias de empresas. Por meio dessa parceria, entregaremos soluções para impulsionar o acesso e o uso de serviços financeiros inovadores a fim de que elas possam criar oportunidades econômicas para si e suas famílias.”
[1] International Finance Corporation, “IFC Issue Brief: Small and Medium Enterprises.” Março de 2012
[2] International Financial Corporation, “Closing the Credit Gap for Formal and Informal Micro, Small, and Medium Enterprises.” 2013