Participei de um painel muito animado no TRANSACT com a Mastercard, a Discover e a Netflix, onde discutimos a oportunidade única que temos de moldar o futuro dos pagamentos digitais. Durante o painel, tive o prazer de apresentar uma prévia do Visa Digital Commerce Program. O programa usa como base a Estrutura Técnica EMV SRC e foi projetado para oferecer a estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, portais de pagamento, adquirentes, plataformas de comércio e novos participantes as tecnologias e recursos necessários para otimizar as experiências de pagamento digital de hoje e do futuro. Com o programa, nossa meta é construir um ambiente onde as transações de comércio digital sejam seguras e padronizadas do começo ao fim, desde a captura até a entrega e armazenamento das credenciais de pagamento, tanto no comércio eletrônico e móvel quanto em ambientes emergentes, como a IoT, sigla em inglês para Internet das Coisas e os dispositivos ativados por voz. O programa utiliza a especificação EMV Payment Tokenization – Technical Framework e será interoperável com a especificação EMV 3-D Secure. Imaginamos que uma maneira de transformar isso em realidade seria a criação de um botão universal, opção que exploraremos com nossos parceiros por meio desse novo programa. O Digital Commerce Program da Visa será entregue por meio de nossas instituições financeiras, adquirentes, portais, plataformas de comércio e novos participantes e nos ajudará ao:
- Criar simplicidade – Os consumidores conseguirão acessar seus cartões por meio de um processo de verificação simples e moderno, o que cria uma experiência de compra digital uniforme em todos os navegadores e dispositivos.
- Reduzir fraudes – O programa usará tanto a especificação EMV Payment Tokenization – Technical Framework quanto a EMV 3-D Secure para levar os métodos de segurança mais avançados da atualidade aos canais de pagamento digital, sejam eles emergentes ou existentes.
- Aumentar a conversão – Os primeiros testes mostram que a conversão para experiências de verificação simplificadas resulta em um índice maior de conversão do comprador, quando comparado aos índices de conversão no checkout do comércio.
- Promover inovação com escala flexível – O programa ajuda a promover inovação com flexibilidade de escala por meio da integração de plataformas digitais e inovações IoT. Ele cria um alicerce para futuras inovações, como a emergência de dispositivos integrados de uso residencial, realidade aumentada e virtual e novos contextos de pagamento.
- Integração simplificada – O programa simplificará a integração e reduzirá custos ao padronizar a integração e habilitar inovações com maior flexibilidade de escala em diferentes fatores de forma.
Aproveitando o impulso proporcionado pelo Visa Checkout, a Visa começará a mover os mais de 33 milhões de consumidores e 350.000 estabelecimentos comerciais inscritos no serviço e suas 1.600 instituições financeiras, em 26 mercados globais, para o novo programa no final de 2018. Os estabelecimentos comerciais habilitados estariam aptos a aceitar todas as marcas de cartão participantes por meio de uma experiência de verificação simplificada para as contas Visa cadastradas, em diferentes fatores de forma. O acesso se dará por meio da autenticação biométrica ou de técnicas de código de acesso dinâmico.
Trabalhando com nossos clientes, parceiros e clientes ao redor do mundo, vamos simplificar, padronizar e levar mais segurança aos pagamentos digitais – de uma forma efetiva 'agora' e num futuro próximo. Estamos empolgados com a oportunidade que o programa trará ao ecossistema de pagamento, e ansiosos para fazer parcerias na indústria para trazer novas experiências a mercados e consumidores mundo afora.
[1] [1] EMV é uma marca registrada ou marca da MVCo LLC nos Estados Unidos e em outros países.
[2] Segundo o Departamento de Comércio dos EUA