Analise a viabilidade do seu negócio
Diante de toda essa crise, e de seus impactos no mundo dos negócios, é hora de você se perguntar: “minha empresa continua viável?”
Vivemos hoje uma nova realidade. Por conta de todos os efeitos da pandemia da COVID-19, a forma das pessoas consumirem mudou, as prioridades foram revistas. Não apenas por questões financeiras (perda de emprego, redução da jornada de trabalho e do salário, aumento do número de empreendedores etc.), mas por uma revisão de hábitos, depois de meses de isolamento social, maior convívio com a família, mudança e adiamento de planos.
Questione-se sem medo:
- O serviço ou produto que você oferece hoje é de fato relevante para seu público?
- Caso não seja mais relevante, trata-se de algo temporário ou definitivo?
- Caso seja algo temporário, o que você pode mudar para oferecer relevância hoje? Há algum ajuste a ser feito?
- Caso seja definitivo, você pode ajustá-lo de alguma forma para torná-lo relevante ou seria melhor mesmo mudar radicalmente de estratégia?
Embora seja um processo bastante difícil, questões assim ajudam você a definir a estratégia do seu negócio. Lembre-se da palavra de ordem: “reinventar”.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é de extrema importância que o empreendedor acompanhe as mudanças e previsões do seu mercado de atuação, no que diz respeito às alterações no comportamento de consumo, surgimento de novas oportunidades e novos desafios, o que pode abrir portas para novos modelos de negócio e fechar outras.
Por exemplo, se você tem uma farmácia ou um supermercado no seu bairro, certamente suas vendas não foram prejudicadas e, se você implementar vendas online (caso já não tenha feito isso), terá ainda melhores resultados.
Novos caminhos
Por outro lado, se você é dono de uma casa de chá, ou uma loja de armarinhos, onde o público-alvo seja essencialmente da terceira idade, você pode ajustar seus serviços para expandir seu público-alvo (oferecendo produtos que atraiam jovens, por exemplo, como artigos de papelaria, no caso do bazar, ou shakes/sorvetes, na casa de chá).
Caso queira manter-se fiel ao seu público da terceira idade, mostre-se presente e capriche no atendimento, mesmo à distância. Realize entregas a domicílio, promova campanhas pela internet ou WhatsApp, ofereça cestas de café da manhã, chá da tarde, use sua criatividade!
Em um caminho mais radical, utilizando os mesmos exemplos, caso acredite que seja hora de mudar tudo, pense bem a respeito, procure estudar o assunto, as novas possibilidades e siga em frente!
A única coisa que todo empreendedor não pode fazer é ficar parado, estando ciente de que os negócios não vão bem e de que não há espaço para uma recuperação, mesmo retornando à normalidade.
Seja persistente, resiliente, busque caminhos. Trata-se de uma fase transitória, difícil e desafiadora, que tem transmitido grandes lições a todos nós.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.