Como capacitar minha equipe, sem gastar muito?
Com os consumidores cada vez mais exigentes, a concorrência acirrada e o mercado sofrendo ainda os efeitos da crise iniciada em 2020, o caminho é buscar alternativas para colocar sua empresa em evidência, atrair e cativar seu público e oferecer um atendimento de excelente qualidade.
Para essa jornada desafiadora, o empreendedor precisa contar com uma equipe motivada e, principalmente, preparada para atender bem seu público-alvo em todas as etapas do processo. E como oferecer essa capacitação, sem gastar muito?
Cursos online
Em função da pandemia e transformação digital motivada pelas medidas de isolamento social, uma série de cursos, palestras e eventos online têm sido oferecidos, muitos deles gratuitamente. Os treinamentos pagos realizados pela internet costumam ser sempre mais baratos do que os presenciais. Aproveite!
Os cursos podem ser ofertados por meio de vídeos, palestras e atendimentos virtuais para auxiliar na troca de experiência com os colaboradores, que podem, muitas vezes, realizar o treinamento no dia e horário que lhes for mais conveniente.
Trabalho em equipe
É possível, também, realizar grupos de estudo para reunir os colaboradores por setor ou atividade para compartilhamento de ideias e ações que podem auxiliar na prestação de serviços de melhor qualidade, promovendo ainda a integração entre os funcionários da empresa e gestores.
Outra sugestão é oferecer às equipes treinamentos realizados pelos colaboradores que se destacam no grupo pelo conhecimento que têm e domínio dos assuntos que precisam ser tratados.
Acesso à leitura
Com a propagação da internet, o acesso à leitura e à pesquisa tornou-se muito mais fácil. A dica é indicar à equipe artigos, reportagens, livros e e-books, por exemplo, com temas importantes e que podem ser aplicados na rotina da empresa.
Pode-se, também, criar um canal interno de comunicação para discussão de uma leitura em comum, incentivar o conhecimento e compartilhamento de conteúdo.
Mudança de lugar
Você já ouviu falar em rodízio de funções? Essa técnica, conhecida pelo termo em inglês “job rotation”, ajuda a incentivar os funcionários a aprenderem tarefas novas, proporcionando a descoberta de novas habilidades, além da integração maior entre os times.
Programas de Mentoria
Para manter uma equipe motivada e sempre em busca de qualificação, é necessário contar com bons líderes, que são vistos pelos times como exemplos a serem seguidos.
Quando se cria um programa de mentoria, os mais experientes e capacitados da empresa ajudam os demais a se desenvolverem dentro das funções. Os multiplicadores ajudam a manter a equipe motivada e, ao mesmo tempo, promovem uma reciclagem constante dos funcionários.
Aposte também na simplicidade
Cartilhas e cartazes são medidas simples, convencionais e bastante efetivas para treinamentos. Definido um objetivo a atingir (o que se quer divulgar), a empresa cria uma campanha para alertar sobre novos processos e informações relevantes dentro do que pretende divulgar.
Por fim, confira alguns benefícios de investir na capacitação:
- maior competência na realização de tarefas;
- mais motivação;
- maior produtividade;
- maior alinhamento das equipes com a missão, valores e objetivos da empresa;
- maior satisfação dos clientes;
- retenção de talentos.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.