Como aumentar suas vendas, mesmo em tempos difíceis?
Como empreendedor, seja MEI ou dono de uma pequena empresa, não importa: é preciso buscar novos caminhos para superar as dificuldades do momento.
Procure meios de ficar perto dos seus clientes, mostrando-se sempre pronto a atendê-los, apesar da crise. Há alternativas para isso, e a tecnologia sempre ajuda!
O WhatsApp Business é uma ferramenta que pode agilizar sua comunicação com os clientes, e ajudar nas vendas, por conta das ferramentas que o aplicativo oferece para negócios. Os consumidores podem continuar realizando suas compras de casa, com toda a segurança!
Para utilizar o aplicativo, o primeiro passo é entrar no Google Play (Android) ou App Store (iOS) e baixar o WhatsApp Business. Depois disso, ao abrir o app pela primeira vez, é necessário definir qual número de celular será usado para gerenciar o perfil (o ideal é separar a conta pessoal da profissional).
Marque presença
Por mais que você não goste, ou não tenha perfil para as redes sociais, você precisa delas para divulgar sua empresa, falando sobre seus produtos e/ou serviços, destacando diferenciais, organizando promoções, conversando com seu público etc.
Como exemplo, imagine uma Personal Organizer, que durante esses meses de isolamento, não foi chamada para realizar nenhum serviço presencial, seja em residências ou pequenas empresas. Ainda assim, ela se manteve presente nas redes sociais, postando vídeos sobre higienização de ambientes, sobre como cuidar bem de roupas e calçados ao chegar em casa, e fornecendo algumas dicas básicas e fáceis de organização. A cada post ou live, ela mostra, ao final, a logomarca de sua empresa e seu telefone.
Para garantir receita (já que o trabalho presencial foi interrompido), estabeleceu parceria com alguns fornecedores e passou a vender, via internet, caixas organizadoras, cabides, enfim, itens que utiliza em seu trabalho. Passou a oferecer, também, consultoria online com dicas de organização.
Com o retorno às atividades, com certeza, havendo necessidade (no caso de mudança ou reforma, por exemplo), ela será lembrada. A consultoria online será mantida, bem como as parcerias que foram consolidadas. Isso sem falar dos seus clientes, que durante a pandemia receberam mensagens de otimismo, dicas uteis para o dia a dia, e certamente vão recorrer aos seus serviços na primeira oportunidade.
Delivery: alternativa do momento
Com a pandemia, o mercado de delivery acabou sendo oportunidade de negócios para restaurantes, lanchonetes, mercados, farmácias, lojas de roupa, lavanderias e até pet shops. A intenção é fazer o seu produto chegar até o consumidor, e você continuar vendendo como antes, ou até mais.
Capriche no atendimento
Mostre-se disponível para atender seu público, nos diferentes canais de comunicação: telefone, WhatsApp, redes sociais, e-mail, chat etc.
Procure meios para manter o ritmo de trabalho e conquistar mais consumidores para o seu negócio.
Estabeleça novas frentes de negócios
Este é um momento de unir forças. Procure olhar bem para o mercado e encontrar formas de oferecer novas soluções, produtos e serviços, unindo-se com outras empresas. Você pode ter colegas, e/ou até familiares, que trabalhem com algo que garanta sinergia. Experimente!
Vendas online
Invista nas vendas online, procure inovar sempre em seus canais de atendimento, capriche na entrega dos produtos e ofereça praticidade, segurança, conforto e eficiência no momento da escolha do produto, efetivação da compra, pagamento e entregas, respeitando prazos e protocolos de distanciamento.
Busque apoio sempre
Você não está sozinho. Utilize as redes sociais com maior frequência, participe de lives e outras opções de capacitação. Há hoje uma infinita variedade de cursos online, todos gratuitos, que podem gerar alguma ideia nova ou solução para os seus problemas, ou mesmo um diferencial para os seus clientes.
Oportunidade para você! Já aderiu?
Conte com a Visa para ajudar você a divulgar a sua empresa.
No Vai de Visa #compredopequeno, você faz parte de uma rede de negócios, que pode lhe abrir novas frentes e oportunidades. Você abre sua loja online, para vender seus produtos e serviços. Tudo em um ambiente dinâmico e seguro.
Se você já aderiu, fique sempre atento às dicas e novidades. Uma delas é o Super Link da Cielo, ferramenta que permite aos comerciantes credenciados encaminharem link de pagamento para seus clientes via WhatsApp, e-mail ou rede social, proporcionando praticidade e segurança às operações.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.