Tempo de se reinventar: como migrar para o online?
Como empreendedor, certamente você tem ouvido muito a recomendação: “é preciso se reinventar”. E como fazer isso? Reinventar hoje significa encontrar alternativas de continuidade para o seu negócio, buscando caminhos diferentes.
Migrar para o online tem sido uma forma de o comércio continuar suas atividades. Os supermercados, por exemplo, intensificaram as compras pela internet, assim como lojas de eletrodomésticos, móveis, roupas, calçados, utensílios domésticos, artigos para presentes, chocolates e flores têm buscado também este caminho.
É consenso que, passada a pandemia, o comportamento das pessoas, também na maneira de consumir, não será mais o mesmo. Daí a necessidade de criar caminhos alternativos, e o mundo online tem muito espaço para isso. Portanto, pense que o investimento que você está fazendo hoje não busca somente solucionar um problema temporário, mas sim abrir novas oportunidades para o seu comércio!
E como começar?
Experimente se colocar no lugar do seu cliente. De que forma os consumidores podem continuar recebendo seus produtos (ou serviços), com segurança e sem sair de casa? Você confere abaixo algumas dicas, elaboradas com base no site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):
- Prepare-se para começar: antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing. Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
- Tenha um site funcional: Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades, tanto para entrar na loja, quanto para encontrar o que precisa.
- Seja direto: disponibilize informações claras quanto à cobrança de frete, prazo de entrega e forma de pagamento.
- Capriche na logística: observe muito bem sua estrutura de entrega do produto. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada.
- Ofereça multicanais ao cliente: é necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site.
- Tenha um site seguro: Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras.
- Aproveite oportunidades: busque formas de divulgar sua empresa, tanto nas redes sociais quanto em grupos de apoio aos pequenos empreendedores. O Compre do Pequeno é um exemplo: você cria sua loja online, cadastra seus produtos e serviços, compartilha seu site com seus contatos e ainda conta com a Visa para ajudar na comunicação.
- Invista no diferencial: se possível, ofereça serviços adicionais como embalagens para presente, impressão de cartões ou algo que transmita a sensação de personalização.
- Cultive o relacionamento: procure cativar seu cliente. Após a venda, você pode fazer pesquisas de satisfação, enviando formulários.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
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