Dicas para caprichar no e-mail marketing
Toda ação de Marketing, por mais simples que pareça, deve contar com uma estratégia. Ao se comunicar com seu cliente, ou em busca de captar novos consumidores, é importante traçar um caminho: qual o objetivo da sua abordagem? O que sua empresa quer dizer? Qual público pretende atingir?
Vantagens do e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz para manter contato com os clientes. Entre as principais vantagens, está o baixo custo, grande alcance, possibilidade de segmentação e fácil mensuração (na hora de avaliar resultados).
Um dos principais desafios é saber como destacar a sua mensagem das demais, considerando-se a quantidade de e-mails recebidos diariamente.
Em tempos de pandemia e isolamento social, esse tipo de comunicação facilita o relacionamento à distância com o público, sendo possível a criação de campanhas, a realização de pesquisas de satisfação, a oferta de promoções exclusivas e muito mais. É possível, também, conquistar novos clientes usando essa ferramenta.
Lembre-se que, estreitando o relacionamento com seu cliente, é possível melhorar o posicionamento da sua marca e aumentar as vendas.
Para cada finalidade, um tipo
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lista quatro tipos de e-mail marketing e seus objetivos:
- De boas-vindas: contar um pouco sobre o negócio, agradecer ao cliente pela compra (ou cadastro) e falar sobre os próximos conteúdos.
- Sazonais: com ofertas especiais para cada momento, são excelentes para reter o cliente e promover a marca.
- Com conteúdos grátis: é possível disponibilizar brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos.
- Newsletters: funcionam como boletins informativos. Têm como maior objetivo manter os clientes atualizados sobre as novidades da empresa e do mercado.
Como criar um bom e-mail marketing?
Para aumentar as chances de um bom resultado, confira as dicas!
- Seja criativo no título (assunto do e-mail), para que a mensagem seja mesmo lida.
- Capriche no layout: para facilitar a leitura, escolha cores mais claras para o fundo, e texto em tom escuro.
- Opte por fontes mais comuns, como Arial, Calibri e Open Sans. Quanto ao tamanho da fonte, o 12 é o mais aconselhado.
- Observe a largura do e-mail: cada provedor possui uma largura diferente de janela de exibição. O ideal é que a largura do e-mail seja de, no máximo, 600 pixels.
- Se pretende utilizar imagens, vale respeitar sempre a referência de mercado para e-mails, que sugere 60% de texto e 40% de imagem. As figuras não podem ser muito pesadas também.
- Não exagere! Vá direto ao ponto, evite mensagens longas. Não utilize caixa alta (letra maiúscula) em todo o texto.
- Opte por uma linguagem direta, leve e um tanto pessoal, mostrando proximidade, na medida certa.
- Insira palavras-chave que remetam ao seu negócio ou à finalidade proposta.
- Humanize os e-mails, colocando assinaturas e fotos reais.
- Planeje muito bem o seu Call to Action, ou chamada para a ação, que é justamente o convite para que o usuário faça o que você espera: “clique no link abaixo”, “compre aqui”, “faça seu pedido”, “conheça nosso site” etc.
- Sempre revise o português.
- Pense no mobile: muitas pessoas hoje abrem seus e-mails no celular, por isso pense numa configuração que mantenha a qualidade da mensagem, também nesta opção.
- Tenha cautela, para não utilizar o recurso do e-mail marketing a toda hora. Você quer atrair seu público; então, evite cansá-lo.
Cuide bem de seus contatos
Elabore sua própria lista de e-mails e procure mantê-la sempre atualizada, para que sua ação de marketing atinja realmente o público que você deseja alcançar.
Para construir uma lista de qualidade, permita que seus visitantes cadastrem seus e-mails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades. E lembre-se de que quanto mais simples for o processo, mais e-mails você vai conseguir cadastrar.
Links úteis:
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/crie-e-mail-marketing-para-atrair-mais-clientes,1adbd49be41e1710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Endeavor Ferramentas de Marketing
https://endeavor.org.br/marketing/10-ferramentas-de-marketing-online/
Spam x Engajamento
https://endeavor.org.br/marketing/email-marketing-spam-engajamento/
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