Inovação: sua empresa está pronta para esta nova realidade?
De repente tudo mudou. Com a pandemia do novo coronavírus e todos os seus impactos, a forma como os empreendedores conduziam seus negócios precisou ser revista.
Vale lembrar que, para alguns poucos setores, os efeitos foram positivos, como para quem já trabalhava com serviços Delivery (farmácia, alimentos em geral etc.). Mas, para a grande maioria, veio a pergunta: o que fazer quando tudo vira do avesso, de uma hora para outra?
A resposta é: adaptar-se! Buscar caminhos para inovar no seu segmento!
E quando tudo voltar ao normal?
Pensando na retomada da rotina, muitos empreendedores temem investir em novos caminhos nessa transição, gastando dinheiro em algo temporário. Mas, é preciso ter consciência de que, com toda a realidade vivida desde o início de março, vai ser bem difícil tudo voltar completamente ao normal nos próximos meses. Todas as pessoas foram impactadas e a tendência é assumirem um posicionamento diferente por isso.
Busque caminhos que poderão, quando tudo “normalizar”, ser opção para o seu cliente/consumidor. Afinal, a decisão quanto à forma de consumir seus produtos ou serviços é dele, certo? Por exemplo: por mais que o comércio seja reaberto, uma pessoa do grupo de risco pode querer estender seu isolamento por mais tempo, resolvendo tudo pela internet, sem sair de casa.
Inovação na prática
Aqui você confere alguns exemplos de empreendedores que buscaram novos caminhos em seus negócios, e que podem ser continuados, como um diferencial, mesmo quando a situação melhorar.
Loja de roupas femininas de bairro: com as portas fechadas, e sem um serviço de vendas online eficiente, a proprietária optou por oferecer seus produtos via WhatsApp. Suas vendedoras filmam as roupas, compõem looks diferentes, enviam para as clientes (conhecem bem o perfil de cada uma) e, assim, acontece a compra, de forma bastante personalizada (este é o diferencial da loja). Os produtos são entregues em casa, em dois dias úteis, com toda a segurança e carinho, embalagem para presente, com direito a bombom, cartão etc.
Kit festa: sem poder receber os convidados em seu espaço, o buffet infantil optou por organizar festas virtuais. Entrega a mesa de bolo e enfeites na casa da criança. A comemoração com os pais é transmitida pela internet; os convidados (um número mais restrito) participam via videoconferência e, ao final, são surpreendidos em seus endereços, com cupcakes, brigadeiro de colher, salgadinhos, bolo embrulhado, lanches e até lembrancinhas! Tudo embalado com capricho, com direito a cartãozinho do buffet e, claro, todos os procedimentos de segurança na entrega.
Loja de cosmético: para evitar aglomerações, a entrada de clientes é controlada na porta. Na intenção de agilizar o atendimento, os pedidos podem ser feitos via WhatsApp. Assim, na hora de se dirigir à loja, é só retirar o pacote e efetuar o pagamento. Procure oferecer opções seguras e práticas, como o pagamento por aproximação, seja com cartão ou com o próprio smartphone, na função débito ou crédito.
Terapia online: psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos e outros profissionais precisaram se inventar para continuar seus atendimentos em meio à pandemia, prestando serviços virtualmente. A inovação acaba se tornando alternativa aos pacientes que, pós-pandemia, não quiserem retomar o atendimento presencial.
Aulas online: professores de idiomas, de reforço escolar também optaram pela alternativa, tanto em aulas individuais quanto em grupo.
Novos caminhos
Acompanhe bem de perto as tendências do seu setor, e não se prenda somente às dificuldades e desafios do momento. Busque se colocar no lugar do seu cliente, ou mesmo procure ouvi-lo, na intenção de traçar novos caminhos e aperfeiçoar os seus negócios. Experimente!
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.