Como achar o preço ideal para seu produto ou serviço?
Hora de refletir: o preço de venda do produto ou serviço que sua empresa oferece está correto? Não basta que ele lhe “pareça justo”. É necessário que cubra os preços de produção e distribuição, os encargos e, ainda, seja competitivo!
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) destaca que o valor de um produto não pode ser tão alto ao ponto de desestimular a compra, mas deve ser suficiente para gerar lucro, e indica cinco passos para encontrar esse equilíbrio:
- Calcule o custo por unidade - significa quanto foi gasto para produzir ou criar determinado produto ou serviço.
- Contabilize as despesas - definindo gastos fixos e variáveis:
- Custos variáveis: são esporádicos e dependem do volume de venda. Exemplo: gastos com emissão de um boleto.
- Custos fixos: devem ser pagos, não importando o valor do seu faturamento. Exemplo: folha de pagamento.
- Respeite a margem - ao definir uma margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. Caso você tenha definido um ganho de 20% sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, a não ser que a estratégia tenha que ser modificada. Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.
- Entenda e conheça o markup e a margem de lucro - há muitos empreendedores que nunca ouviram falar em markup e ainda aqueles que confundem o termo com margem de lucro.
- Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
- Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado. Confira mais informações a seguir.
- Estude o mercado: é preciso fazer uma pesquisa minuciosa da concorrência antes de precificar: quanto vendem, por quanto e para quem. Imagine que esse estudo seja uma radiografia de tudo o que você precisa saber sobre o ambiente em que pretende entrar.
Markup: atenção aos conceitos
De acordo com a Endeavor, calcular o markup para seus produtos ou serviços pode facilitar sua gestão e dar mais segurança às suas negociações. Trata-se de ferramenta muito eficaz para a precificação de um produto ou serviço, não importando o tamanho da empresa que o utiliza.
O markup é índice multiplicador, que é aplicado sobre o custo de um produto ou de um serviço, para que se forme o preço de venda, baseado na ideia de preço margem: adicionando ao custo unitário do bem uma margem de lucro.
Com o markup, além de obter mais segurança nas negociações, você consegue estabelecer limites para os descontos. O índice é composto pelas despesas fixas, pelas despesas variáveis e pela margem de lucro estimada, e será multiplicado pelo preço de custo para definição do preço de venda.
Passo a passo para calcular o markup
Para aprender a calcular o markup, confira o passo a passo:
https://endeavor.org.br/marketing/markup/
Mais uma dica para você, empreendedor: a Predify, desenvolvedora de um software de precificação que utiliza Inteligência Artificial e machine learning, criou um e-book gratuito. Com o Guia da Área Financeira, empreendedores e gestores serão capazes de tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados reais, mesmo em momentos de crise.
Referências:
Endeavor
https://endeavor.org.br/marketing/markup/
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos neste site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados apenas com o propósito de identificação.