Você utiliza bem os meios de pagamento?
Como empreendedor, você deve estar sempre atento às oportunidades para incrementar o seu negócio, mesmo em tempos difíceis.
O mundo muda depressa e há muita coisa acontecendo em termos de tecnologia, influenciando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços, ou mesmo pagam suas contas.
Dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária apontam que as transações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais – internet e mobile banking – foram responsáveis por 74% das operações em abril, um mês após o início da quarentena e das medidas de isolamento social.
Na gestão financeira da sua empresa, é importante conhecer os meios de pagamento disponíveis, que podem aliar segurança, praticidade e organização ao seu negócio.
Há empresas que oferecem sistema de pagamento online, outras trabalham com débito mensal direto da conta e há também os cartões de débito e crédito, que são os mais utilizados.
Atenção aos meios de pagamento digitais
Os meios de pagamento online são ferramentas que permitem a realização de transações financeiras entre empresas e clientes no mundo digital. É através dessas plataformas que as suas vendas são gerenciadas, com segurança e simplicidade.
O pagamento digital é feito pela internet, por meio de uma transferência bancária e eletrônica, emissão de boleto ou por cartões de débito e/ou crédito, oferecendo ao cliente a comodidade de pagar pelo pedido, de onde estiver.
As plataformas de pagamento via internet disponibilizam diversas ferramentas para que você, empreendedor, possa ampliar sua receita e realizar transações com rapidez e segurança. Observe os benefícios esperados do uso dos pagamentos digitais:
Para os consumidores:
- Economia de tempo: no banco, no deslocamento e no varejo.
- Economia pela diminuição das taxas de atrasos de pagamentos.
- Economia por redução de crimes.
- Maior conveniência.
- Mais fácil para controlar despesas.
Para as empresas:
- Redução do número de roubos e furtos.
- Economia de tempo, já que reduz trabalho com troco e contagem de dinheiro.
- Diminuição de custos e de tempo de processamento.
- Possibilidade de aumento de vendas nos canais digitais.
- Melhor aproveitamento dos dados dos clientes para ações mais efetivas de relacionamento.
- Melhor monitoramento de despesas e de estoque.
E você, empreendedor... aceita cartão?
A aceitação de cartões é uma excelente oportunidade tanto para captar, quanto fidelizar e multiplicar clientes. Para passar a aceitar cartões, o primeiro passo é procurar uma credenciadora.
O uso contribui para aumentar vendas e reduzir a inadimplência. Do lado do cliente, proporciona mais flexibilidade nos pagamentos e agilidade nas transações.
O cartão de crédito é um meio de pagamento que pode ajudar a controlar suas contas, tanto pessoais quanto da empresa, desde que utilize este recurso com responsabilidade e consciência. Veja só algumas características:
- grande aceitação;
- processo de pagamento fácil e rápido;
- controle dos gastos, que vêm todos listados na fatura;
- concentração de pagamento de despesas numa mesma data;
- possibilidade de ter dois ou mais cartões, ampliando opções de data;
- opção de parcelar o pagamento de uma compra, quando disponível;
- facilidades oferecidas em decorrência do uso dos cartões, tais como milhagens e prêmios.
Débito ou crédito?
Nas opções débito, crédito ou pré-pago, o cartão pode ser um grande facilitador no seu empreendimento.
Ao oferecer esta opção, você fideliza seu cliente e tem a chance de conquistar muitos outros, ampliando suas possibilidades de gerar novos negócios!
Uso do cartão empresarial
Além de aceitar pagamento com cartão, é importante que você veja no cartão empresarial, ou PJ, um aliado na gestão das suas contas. Veja as opções de bancos ou fintechs, e ofereça este diferencial na sua empresa o quanto antes!
Monitorando de perto sua fatura, você controla suas despesas, sabe exatamente onde e como está gastando o seu dinheiro e ainda consegue prazo, comprando produtos para venda hoje, pagando depois.
Isso sem falar na antecipação de recebíveis, que pode, quando usada com cautela e planejamento, alavancar seu empreendimento.
Para mais informações:
Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária
Portal da Febraban
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.