Cuide atentamente do seu fluxo de caixa
Todo empreendedor deve acompanhar de perto a saúde financeira da sua empresa. A melhor ferramenta para isso é o fluxo de caixa.
Nos momentos de instabilidade e incerteza, como o que vivenciamos agora, é necessário ter um cuidado ainda maior com as finanças. Você precisa, o quanto antes, compreender o impacto desta crise no seu empreendimento, principalmente do lado financeiro: seus clientes deixaram de pagar? Você perdeu trabalho?
Organize seu fluxo de caixa, ajustando-o ao cenário atual e fazendo projeções para os próximos seis meses. Faça uma estimativa da receita que irá receber, das despesas mensais e, caso tenha alguma reserva financeira da empresa, procure inclui-la nas suas contas.
Nem otimismo, nem pessimismo: olhe para o seu fluxo de caixa e analise as perspectivas do seu negócio com calma e racionalidade, por mais difícil que pareça.
Essas projeções ajudam a construir um cenário realista e, assim, tomar decisões mais assertivas. Por exemplo: é hora de buscar um empréstimo?
Capital de giro: realidade para poucos
Você sabe o que é capital de giro? Trata-se do montante necessário para a empresa se manter em pleno funcionamento. Esse recurso oferece maior segurança nos momentos de dificuldade financeira ou de diminuição do faturamento. Tem um propósito parecido com a reserva de emergência, dentro do orçamento doméstico.
A gestão financeira realizada pelo empreendedor será responsável pelo equilíbrio na administração desse recurso. No Brasil, poucos empreendedores conseguem realmente contar com capital de giro.
Neste momento de crise, o mais importante é ter ciência da realidade atual e procurar agir, começando sempre pela redução de custos. Negocie com fornecedores, diminua o consumo de água, energia, telecomunicações etc. Busque o adiamento de prazo de pagamento de algumas despesas, não hesite em negociar o que for possível. Caso sua empresa esteja num imóvel alugado, converse com o proprietário sobre o valor do aluguel, propondo uma redução do pagamento, ao menos durante esses meses mais críticos.
Trabalhe na fidelização de seus clientes e planeje formas de entrada de dinheiro: promoções para estimular vendas, oferecer novos serviços, oferecer seus produtos online etc.
Se o caminho for a contratação de uma linha de crédito, organize bem suas contas, planeje-se, faça uma ampla pesquisa de opções, compare as condições oferecidas.
Algumas instituições financeiras abriram linhas de crédito especiais. Avalie se o seu negócio é elegível e faça as contas com cuidado.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.