10 dicas para gestão eficiente da qualidade
Todo empreendimento, de qualquer porte, deve se dedicar à gestão da qualidade, observando todos os processos, até a entrega do produto ou serviço.
Prezando a qualidade, sua empresa conquista maior organização, produtividade e credibilidade dos clientes e fornecedores, fortalecendo assim sua marca.
Este aperfeiçoamento deve ser contínuo: mesmo quando tudo estiver “perfeito”, a gestão da qualidade deve continuar, todas as etapas do negócio devem ser monitoradas, de forma a encontrar oportunidades de aperfeiçoamento, que deve ser contínuo.
Confira 10 dicas de gestão da qualidade, fornecidas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), associando à adoção de algumas práticas sustentáveis:
- Verifique a origem da matéria-prima: garanta que os princípios éticos sejam adotados, também, por seus fornecedores.
- Seja um exemplo: mantenha a ordem e a limpeza em todos os setores da empresa.
- Envolva as pessoas: todos os colaboradores precisam entender que são parte do processo de qualidade. Caso contrário, ele vai falhar.
- Treine seus funcionários: para que adotem as posturas definidas.
- Faça pesquisas de satisfação com o cliente: o feedback de quem compra pode abrir novas maneiras de pensar sobre o produto ou serviço.
- Acompanhe medindo: avalie o desempenho constantemente e tome decisões com base em fatos e dados concretos.
- Corrija falhas: ao identificar erros, solucione-os por ordem de prioridade, começando com o problema mais crítico.
- Quando melhor sua qualidade, melhor seu preço: produtos reconhecidos pelos clientes como sendo de melhor qualidade passam a ter preferência nas compras, mesmo que o preço seja um pouco mais alto.
- Melhorar sempre: a estrutura PDCA - sigla em inglês que significa planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act) -, é estratégia para manter o aprendizado na empresa. Trabalhe para não repetir falhas, registre as soluções e promova melhorias contínuas.
- Certifique seus produtos e/ou serviços: a certificação é garantia que sua empresa oferece ao cliente.
Links úteis:
Acesso ao Infográfico Sebrae – Gestão da Qualidade
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/edf1873037595b0a24024ad6d7eaad38/$File/DS_QUALIDADE.pdf
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