Entenda a diferença entre fluxo de caixa e capital de giro
Na gestão financeira de seu empreendimento, é importante distinguir os termos Fluxo de Caixa e Capital de Giro.
Como uma planilha de orçamento, fluxo de caixa controla quanto entra e quanto sai de dinheiro no seu negócio, em um determinado período geralmente um mês.
Para aumentar seu fluxo de caixa, é preciso:
- Aumentar as vendas.
- Reduzir custos operacionais.
- Vender um ativo (imóvel, maquinários etc.).
- Atrasar pagamentos aos fornecedores.
Já o Capital de Giro se refere aos ativos líquidos que sua empresa tem em mãos, isto é, tudo que você pode facilmente converter em dinheiro.
Na contabilidade, para calcular o capital de giro, basta deduzir os passivos (contas a pagar) do seu negócio de seus ativos. Se o resultado for negativo, isso indica que sua empresa pode não ser capaz de honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.
Você pode aumentar seu capital de giro ampliando o lucro, aumentando as vendas, solicitando um empréstimo ou recebendo uma injeção de dinheiro de seus sócios, entre outras soluções.
Capacidade ou fôlego financeiro
O capital de giro demonstra sua capacidade de saldar passivos imediatos (fôlego financeiro). É uma medida da liquidez, eficiência operacional e saúde financeira de curto prazo de uma empresa. É utilizado, entre outros, para:
- pagar fornecedores;
- pagar impostos;
- pagar salário de funcionários;
- manter estoques;
- custear o financiamento de compras realizadas a prazo pelos clientes.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.