Digitalização no campo: avanços e desafios
A tecnologia avança no campo, visando automatizar as mais diversas atividades e ampliar a competitividade do setor com a redução de custos e de tempo.
Esse cenário abre oportunidades de negócios, como o surgimento de startups dedicadas a produzir inovações para esse segmento: as chamadas agritechs, que usam tecnologia para mecanização da lavoura, aplicação de agricultura de precisão, em dispositivos móveis, drones, GPS, sensores e aplicativos.
Todos esses recursos ajudam a embasar as decisões dos empresários do agronegócio, que podem pensar estrategicamente, analisando um volume maior de dados e informações, gerindo melhor seus recursos e aumentando sua produtividade.
Transformação digital, também no campo
A transformação digital no campo é uma realidade, mas ainda possui vários desafios a serem enfrentados para que tenha um maior uso nos negócios rurais, segundo a pesquisa “Agricultura Digital no Brasil – Tendências, Desafios e Oportunidades” realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgada em agosto deste ano.
O Brasil possui grande potencial para ampliar o uso de tecnologias digitais no planejamento da produção, na compra de insumos, no manejo da produção agropecuária, no acesso ao mercado e na logística e transporte dos produtos. O estudo mostra que 84% dos agricultores respondentes utilizam pelo menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% ainda não utilizam nenhuma tecnologia.
Dentre as tecnologias digitais, destacam-se o uso da internet para atividades gerais ligadas à produção agrícola (utilizada por 70,4% dos respondentes), aplicativos de celular ou programas de computador para obtenção ou divulgação de informações da propriedade e produção (57,5%), aplicativos de celular ou programas de computador para gestão da propriedade e produção (22,2%), GPS na propriedade - sistemas de posicionamento global por satélite (21%), dados ou imagens fornecidos por sensores remotos (20%) etc.
Realidade e desafios
De acordo com a pesquisa, as tecnologias digitais utilizadas pelos agricultores têm a seguinte finalidade:
- obtenção de informações e planejamento das atividades da propriedade (66,1%);
- gestão da propriedade rural (43,3%);
- compra e venda de insumos, de produtos e da produção (40,5%);
- mapeamento e planejamento do uso da terra (32,7%);
- previsão de riscos climáticos, como geada, granizo, veranico e chuvas intensas (30,2%).
Os agricultores relataram que ainda possuem dificuldades para implantar ou melhorar seu processo produtivo com a agricultura digital, destacando como desafios:
- valor do investimento para aquisição de máquinas, equipamentos ou aplicativos (67,1%);
- problemas ou falta de conexão de internet em áreas rurais (47,8%);
- valor para a contratação de prestadores de serviços especializados (44%);
- falta de conhecimento sobre quais as tecnologias mais apropriadas para o uso na propriedade (40,9%).
Links úteis:
Pesquisa SEBRAE/EMPRAPA/INPE divulgada em Agosto/2020
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