Expectativas de vendas para o Natal
O Natal, uma das datas mais esperadas do ano para o comércio, sempre foi visto como oportunidade de alavancar as vendas e conhecido como época de contratação de temporários, e, para alguns, chances de efetivação e emprego após as festas.
Mas, por conta da pandemia e os seus efeitos ao longo de 2020, as expectativas de vendas se misturam à incerteza, em um ano completamente atípico.
Para a Associação Comercial de São Paulo, considerando o cenário, a expectativa é de um resultado positivo, ao menos de recuperação e equilíbrio, na comparação de dezembro de 2020 em relação ao mesmo mês do ano passado.
Pesquisa feita em todas as capitais pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pela Offer Wise mostra que o cenário de desemprego e de insegurança econômica trazida pela pandemia da Covid-19 deverá impactar nas compras de Natal deste ano.
De acordo com o levantamento, 54% dos consumidores devem presentear alguém neste Natal. O número representa uma queda de 22 pontos percentuais em relação ao último ano, em que a intenção de compra era de 77%.
Estima-se que 86 milhões de pessoas devam ir às compras, movimentando cerca de R$ 38,8 bilhões no setor de Comércio e Serviços. A cifra representa uma redução significativa frente à sondagem do último ano, quando a estimativa era de que fossem movimentados aproximadamente R$ 60 bilhões, mas ainda assim é bastante expressiva, especialmente em um período repleto de adversidades em diversos segmentos da economia e equivale a uma boa notícia aos comerciantes.
Presentear ou não?
Para aqueles que não pretendem presentear este ano, a principal justificativa é o fato de estarem desempregados (24%) e não terem dinheiro (22%). De acordo com a pesquisa, 23% dos consumidores ainda não decidiram se vão adquirir presentes e 22% declararam não ter intenção de presentear terceiros.
De acordo com o levantamento, os mais lembrados na hora de presentear são os filhos (59%), o cônjuge (45%) e as mães (45%). Em média, os entrevistados devem comprar 3,6 itens. O ticket médio (valor a ser investido pelo consumidor em cada presente) será de R$ 108,78.
Os produtos mais buscados por quem vai presentear são roupas (57%), brinquedos em geral (38%), perfumes e outros cosméticos (31%), e calçados (31%).
Uso do Décimo Terceiro
De acordo com outra pesquisa realizada pela CNDL e Offer Wise, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º salário para comprar presentes de Natal e 21% gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo. Outros 30% pretendem economizar e 21% pagar contas básicas da casa.
O estudo mostra ainda que 54% dos entrevistados pretendem fazer bicos ou outras atividades para garantir um dinheiro extra neste fim de ano e, assim, garantir as compras de presentes.
Links para pesquisas mencionadas:
Associação Comercial de SP
https://radios.ebc.com.br/revista-brasil/2020/10/economista-comenta-expectativa-de-vendas-para-o-natal
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