Entenda a importância do digital nas PMEs
O ano de 2020 foi marcado pela transformação digital. Foram muitas mudanças: na forma de trabalhar, estudar, consumir, utilizar serviços bancários, etc. Até os mais resistentes às tecnologias e ao mundo online se viram obrigados a assumir novos hábitos, realizando muitas de suas tarefas pela internet.
Neste cenário, os empreendedores buscaram alternativas e viram no mundo digital o caminho para manter seus negócios em atividade, em meio a tantos desafios e dificuldades.
Nova realidade
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a presença digital não é mais uma opção para os empreendedores: mesmo quando as atividades presenciais retornarem por completo, os meios online continuarão sendo um pilar muito importante.
Confira alguns aspectos da transformação digital a serem considerados pelos empreendedores:
- A automação de processos dentro da empresa deve ir além do objetivo de melhorar a experiência do cliente. É necessário atuar em outras frentes, como controle de estoque, fluxo de caixa, gestão de processos, atendimento, etc.
- Qualquer empreendimento, por menor que seja, deve se digitalizar. Isso permite realizar suas atividades de forma muito mais eficiente.
- Transformação digital é muito mais do que ter um site e estar nas redes sociais: deve envolver e integrar os setores da empresa, facilitar a gestão financeira, incluir ações baseadas nas análises de dados e o uso adequado de diferentes canais de atendimento, tanto online quanto offline.
Como lidar com a transformação digital?
- O site da sua empresa deve ter informações claras, objetivas e boa navegabilidade.
- Use sistemas e aplicativos ao seu favor. Ofereça um canal aberto aos clientes para tirar dúvidas, enviar informações sobre produtos, promoções exclusivas, solicitar feedback dos serviços e até realizar vendas.
- Sem engajamento dos colaboradores, não há transformação! É necessário investir em capacitação e cultura organizacional que incentive o desenvolvimento, para que este processo seja duradouro e bem-sucedido.
- Não imite modelos prontos, crie o seu! Para evoluir na transformação digital, é necessário entender as características e necessidades da sua empresa.
- Procure investir em inteligência e serviços que simplifiquem a rotina de trabalho, melhorem processos e reforcem o foco das pessoas em atividades estratégicas.
- O principal: tenha consciência de que os resultados não aparecem de um dia para o outro. Trata-se de um trabalho diário, um processo que demanda tempo e dedicação para se consolidar.
Links úteis:
Sebrae
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_transformacao_digital
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.