Saiba como inovar na divulgação do seu negócio
Entre tantos desafios para os empreendedores, a pandemia do coronavírus acabou provocando um salto de inovação em diversos segmentos.
Impactados pelo momento, muitos empreendedores se viram obrigados a buscar alternativas, a pensar diferente, experimentar novos caminhos. Para retomar as vendas, conquistar e fidelizar clientes, a divulgação é fundamental, e quanto mais inovadora, melhor!
Inovar é preciso!
Confira dicas de como inovar na divulgação do seu negócio, fornecidas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que, em outubro, promoveu o Mês da Inovação:
1. Marque presença na Internet de forma efetiva
Seu perfil nas redes sociais (ou a página da sua loja virtual) deve ser tratado como a vitrine do seu negócio:
- exponha o seu produto ou serviço com fotos bem feitas e imagens próximas do real;
- procure interagir com os seus clientes;
- invista um pouco do seu tempo para se capacitar e atuar de forma profissional na internet, o que pode aumentar as chances de ganhos para o seu negócio.
2. Considere a possibilidade de fazer parte de marketplaces
Durante a pandemia, as plataformas de marketplace se tornaram boa alternativa para os pequenos negócios.
Entre os benefícios, está a possibilidade de ter acesso a uma estrutura que permite a gestão simplificada das vendas de forma digital, sem precisar de muito investimento: o empresário não precisa arcar com as despesas relativas à divulgação, marketing, custos dos meios de pagamento, entre outros.
3. Participe de rodadas de negócios e feiras virtuais
A busca por novos mercados, principalmente no exterior, é uma oportunidade para negócios inovadores. Uma série de rodadas de negócios, eventos e feiras tem acontecido virtualmente, aproveite!
Tenha por hábito acompanhar notícias voltadas ao seu setor, para ficar ciente das iniciativas programadas e, assim, poder participar.
Que tal um exemplo? Entre os dias 22 e 26 de junho deste ano, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) juntamente com o Sebrae, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Apex-Brasil realizaram o Business Connection Brazil: Food and Beverage, uma rodada internacional de negócios do setor de alimentos e bebidas, envolvendo micro, pequenas e médias empresas. Fornecedores brasileiros puderam se conectar com compradores de toda a América Latina, além dos Estados Unidos, Índia, Emirados Árabes e Canadá. O evento foi realizado virtualmente pela primeira vez.
4. Aplique o omnichannel no seu negócio
O omnichannel, ou multicanal, é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, integrando lojas físicas e virtuais.
Com o consumidor atual cada vez mais conectado e bem informado, é preciso oferecer diferentes opções de canais de atendimento para que ele permaneça adquirindo do seu negócio.
Mesmo que você tenha um atendimento presencial, ofereça também um atendimento digital, por delivery, aplicativos ou nas redes sociais pelo WhatsApp, por exemplo. Entenda que ficará a critério do cliente a decisão de qual canal ele vai definir para interagir com seu negócio.
Links úteis:
Portal Sebrae
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
Notícias Sebrae
http://www.agenciasebrae.com.br/
Sobre inovação
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/inovacao
Apex-Brasil
https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/evento-business-connection-brazil-food-and-beverage-22-a-26-6-abre-inscricoes-para-micro-pequenas-e-medias-empresas-de-alimentos-e-bebidas/
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