A estação mais fria do ano tem seu charme e suas características. Para impulsionar suas vendas, é importante reconhecer, também, o momento atual e toda a mudança de hábitos de consumo em função da pandemia: os consumidores têm optado por itens mais básicos, evitado as compras por impulso e permanecido mais tempo em casa, por exemplo.
Confira aqui três passos para você, empreendedor, caprichar nas vendas de inverno.
1.Avalie o cenário para montar seu estoque
Dentro da sua atividade, procure ter uma percepção clara e bastante realista do momento, sentindo o comportamento do consumidor e como ele afeta o seu negócio.
Alguns hábitos de consumo podem ser positivos a alguns segmentos, mas prejudicais a outros. Por exemplo, se você trabalha no ramo de alimentação, pode investir em um cardápio saboroso e diferenciado com serviço de entrega, incluindo comidas típicas, sopas, caldos, fondues, massas, doces, vinhos. A mesma orientação vale para quem trabalha com mercados locais, quitandas, hortifrutis etc.: pense em alternativas que cativem seu público.
Já quem trabalha com itens de vestuário, deve pensar em peças básicas, confortáveis e versáteis.
Procure planejar muito bem o seu estoque: ele não pode nem ser muito grande, a ponto de trazer custos extras à sua empresa, e nem tão pequeno, evitando assim o risco de ficar sem produtos para vender. Saber a quantidade ideal requer percepção sobre o seu negócio e o mercado.
2.Divulgue
Uma boa divulgação traz bons clientes. Procure caprichar na sua loja física, dedicando-se à decoração da sua vitrine, mas continue investindo muito no online, que se tornou tendência entre os consumidores.
Planeje e divulgue promoções, faça uso das redes sociais, e-mail marketing e comunicação via WhatsApp para atrair seu público, promover seus produtos e serviços, destacar seu diferencial.
3.Ofereça!
Na hora de impulsionar suas vendas, pense sempre no seu cliente, e no que pode oferecer para facilitar a vida dele:
- Conforto e praticidade: consumir sem sair de casa é uma das grandes tendências do inverno, ainda mais com a pandemia. Continue investindo nas vendas online.
- Segurança e flexibilidade: meios de pagamento diversificados facilitam a vida do consumidor, mostram que sua empresa é flexível, inovadora, atenta à tecnologia e ao seu público, oferecendo um processo de compra prático e seguro!
Pensando em começar?
Para quem pretende aproveitar a estação fria do ano para iniciar um negócio, aqui vão algumas dicas de:
Produtos
- Roupas e acessórios
- Pijamas
- Cachecóis e echarpes
- Casacos e Sobretudos
- Toucas e gorros
- Meias reforçadas e pantufas
- Luvas
- Alimentos: sopas e cremes, fondues, lanches, bolos e doces.
- Linha pet: roupinhas, mantas, camas confortáveis e biscoitos naturais.
Serviços:
- Reparos domésticos: com o friozinho, tudo que se quer é o aconchego do lar, com tudo funcionando! Que tal investir no seu dom de realizar pequenos consertos?
- Personal Organizer: o organizador de ambientes pode ser uma tremenda ajuda, quando o número de armários não comporta mais tantos objetos guardados, e a família perdeu a noção de tudo que possui. O Personal Organizer ajuda na organização e no desapego, motivando as pessoas a cultivarem uma vida mais minimalista, guardando somente o que se usa.
- Serviços estéticos a domicílio: quem não quer ser bem cuidado, sem precisar sair de casa? Massagem, manicure e pedicure, limpeza de pele, depilação, Personal Training, são muitas as opções!
- Dog walk e adestramento: mesmo nos dias mais úmidos e gelados, o seu cãozinho precisa sair! Contar com ajuda nessa hora faz toda a diferença.
Defina a sua estratégia, promova as suas vendas e...Sucesso!