Quais os passos básicos para quem quer empreender?
Para viabilizar a sua empresa, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Empreender envolve muita dedicação, disciplina, planejamento e disposição.
Antes de tomar sua decisão, conheça alguns questionamentos importantes a fazer:
- Por que você quer abrir um negócio? – qual a sua principal motivação?
- O negócio é viável?
- Você entende deste setor? Está bem informado a respeito?
- Qual a realidade atual deste mercado?
- Você está preparado para se dedicar integralmente?
- Tem dinheiro para investir neste projeto?
- Está ciente de que leva certo tempo para a empresa decolar e garantir faturamento suficiente?
- Está disposto a correr riscos?
Elabore um modelo de negócios
De forma bastante objetiva, procure descrever seu negócio e como ele vai funcionar, destacando pontos positivos e negativos.
A intenção aqui é ter uma visão um pouco mais clara do seu futuro empreendimento. Para isso, procure descrever as atividades principais da empresa, recursos, possíveis parcerias, perfil dos clientes, estrutura de custos e fonte de receitas. Ao final, você terá uma percepção muito mais clara e estruturada do seu negócio.
Formalize sua empresa
Se você tomou a decisão de abrir a empresa, é necessário formalizá-la, para que possa atender devidamente aos seus clientes, fechar parcerias, contar com fornecedores, acessar linhas de crédito, contratar funcionários, emitir nota fiscal etc.
Inicialmente, você pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou ME (Microempresa). Alguns fatores vão determinar essa decisão, tais como:
- Estar entre as ocupações permitidas ao MEI*;
- Faturar até R$ 81 mil por ano, proporcional ao ano de abertura;
- Não participar como sócio, administrador, ou titular de outra empresa;
- Ter, no máximo, um funcionário contratado que receba o piso da categoria ou um salário mínimo.
Cadastrar-se como MEI é bastante simples, desde que você cumpra as condições necessárias para isso. Já para abrir uma microempresa, pode ser interessante ter o apoio de um contador.
Busque apoio e capacitação
Mantenha-se sempre muito bem informado e atento a tudo o que acontece no ramo de atuação da sua empresa. Construa uma rede de apoio e aproveite as oportunidades de capacitação (cursos online, lives, webinars, livros, revistas, eventos etc.).
Lembre-se: este aprimoramento deve ser constante! Sucesso!
Links úteis:
Portal do Empreendedor – Informações sobre MEI
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
(*) Atividades permitidas no MEI
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/atividades-permitidas
Abertura de Empresa – Portal do Sebrae:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pi/artigos/como-abrir-uma-empresa,85a160ef67f4d610VgnVCM1000004c00210aRCRD
Diferença entre MEI e ME – Serasa Experian
https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/mei-ou-me-entenda-as-diferencas-e-tire-todas-as-suas-duvidas/
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.