Confira perspectivas para o setor de turismo
Desde o início da pandemia, o turismo foi um dos setores mais afetados pela crise. Cerca de 95% dos pequenos negócios desse segmento tiveram perdas no faturamento, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
Na pandemia, a maioria das empresas entrevistadas (41%) deu continuidade aos serviços de forma online, enquanto 38% suspenderam temporariamente as atividades, 15% já retomaram atendendo aos protocolos e 7% fecharam as empresas.
As redes sociais mostraram um excelente desempenho no suporte tecnológico para vendas, com destaque para WhatsApp (86%), Instagram (61%), Facebook (57%) e site próprio (45%). Além disso, 83% das empresas do segmento já vendiam por meios digitais antes da crise pelo novo Coronavírus.
Momento de incerteza
A pesquisa revela que atualmente a principal preocupação dos empresários é a insegurança com o mercado de turismo, em relação às companhias aéreas, parceiros locais e fornecedores de outros países. Para 36% dos entrevistados, essa incerteza é motivo de aflição. 24% apontam o acesso ao crédito como um dos principais receios.
Em relação ao faturamento, 64% acreditam que os ganhos serão menores no 3º trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Perspectivas
As perspectivas dos empresários ouvidos na pesquisa são positivas em relação à gestão de colaboradores: 78% dos empresários de agências de turismo afirmam que não têm intenção de demitir funcionários em 2020, sendo que uma pequena parcela (8%) já sinaliza a intenção de contratação.
De acordo com o estudo, as empresas tiveram que passar por modificações em suas estruturas financeiras: 44% cortaram custos com renegociação de contratos, 43% cortaram gastos com matérias-primas, 38% negociaram contas de água, energia e telefone, outras 22% cancelaram contratos de aluguel.
Na visão da maioria dos entrevistados (60%), serão necessários de quatro meses a um ano para retomarem os negócios em definitivo, após o fim da pandemia. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 20 de julho de 2020.
Turismo e estilo de vida
De acordo com o Sebrae, acredita-se na capacidade de recuperação do setor em breve, pois as viagens fazem parte do estilo de vida das pessoas, hábito que deverá ser retomado aos poucos, com os devidos cuidados.
Confira pontos de atenção listados pelo Sebrae e mudanças a serem implementadas desde já:
- Humanização: cuide das pessoas ao máximo possível. Dada a sensibilidade em que todos nos encontramos, a empresa mostrar-se sensível é fundamental.
- Prevenção: trabalhe em estreita colaboração com as autoridades de saúde para minimizar a propagação do vírus e evidencie essa prática com seus clientes, para que se sintam mais seguros.
- Comunicação: desenvolva estratégias de comunicação com sua comunidade sobre os benefícios do turismo, da hospitalidade e da sustentabilidade.
- Segurança do consumidor: implemente novas políticas e estratégias de proteção e a confiança do consumidor.
- Valorização do que é local: as viagens necessariamente terão início para os locais mais próximos. As que dependem de longos voos e escalas em aeroportos terão uma retomada mais lenta.
- Digitalização: é fundamental para estabelecer relacionamento com os turistas, criar e inovar em serviços e produtos que façam sentido para seu público.
Links úteis:
Acesso à Pesquisa Sebrae-ABAV
http://www.abav.com.br/press-release/empresarios-do-turismo-estao-preparados-para-retomar--atividades
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