Quer abrir empresa em 2021? Saiba como planejar
Se, entre os seus objetivos de 2021, está o de abrir uma empresa, é hora de planejar! Por conta das dificuldades de 2020, é natural que muita gente se surpreenda com sua decisão. No entanto, se você enxergou na crise uma oportunidade, entende do assunto e tem um capital inicial para investir, o caminho é organizar as ideias e colocar seu plano em prática!
Avalie a viabilidade do seu negócio
Para ter futuro, seu negócio precisa partir de uma ideia realista e que possa ser colocada em prática. Ao mesmo tempo, é preciso que seu empreendimento tenha procura pelo mercado.
Pense e responda: seu produto ou serviço tem utilidade? Qual a verdadeira relevância do seu negócio para a sociedade?
Analise suas finanças
Tenha cuidado ao fazer o seu planejamento financeiro: seja conservador e procure considerar que a sua empresa deve demorar certo tempo para começar a dar resultados. O ideal é ter uma reserva para investir no negócio e, ao mesmo tempo, bancar despesas pessoais por pelo menos 12 meses sem salário.
Capriche no networking
Revise sua rede de contatos, procure amigos e profissionais com os quais já trabalhou, e que podem, de alguma forma, apoiar você. É fundamental cultivar bons relacionamentos. Participe de feiras, eventos, webinars, seminários, cursos. Utilize as redes sociais, busque se informar e contar com apoio.
Procure interagir não apenas com pessoas que tenham interesses e gostos parecidos com os seus, mas também com aqueles que pensam bem diferente de você. Esteja aberto a novas maneiras de pensar e de enxergar o mundo, pois isso pode render grandes ideias. Se possível, conte com um mentor neste momento inicial. Alguém que você respeite e admire profissionalmente, que tenha experiência e possa contribuir com sábios conselhos.
Busque capacitação
Ao abrir uma empresa, você precisa lidar com muitos assuntos diferentes, que vão além da atividade principal da sua empresa: marketing, contabilidade, processos, vendas, administração, departamento pessoal etc.
Procure se capacitar, realizar alguns cursos e, para alguns assuntos, pode ser interessante contar com uma assessoria.
Elabore seu Plano de Negócios
Cada tipo de empreendimento, dependendo do seu perfil, área de atuação e porte, vai exigir tipos diferentes de providências e recursos. Faça uma lista de tudo o que você precisa para começar.
Descreva a sua empresa: público-alvo, produtos ou serviços que irá oferecer, concorrência, dados de mercado, investimento inicial, projeções de crescimento.
Enumere todos os itens necessários, para que seu empreendimento possa começar a caminhar. O que é preciso em termos de infraestrutura e recursos? Quem são seus concorrentes e no que a experiência deles pode ajudar você? Qual é a missão do seu negócio? E a visão? Quais são os valores do seu empreendimento?
Formalize sua empresa
Se você sonha em ter seu próprio negócio, saiba que o caminho é formalizá-lo. As opções mais simples disponíveis são duas, basicamente: abrir micro ou pequena empresa ou cadastrar-se como MEI (Microempreendedor Individual). Para informações sobre formalização, acesse o Portal do Empreendedor.
Links úteis:
Portal do Empreendedor
https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br
Finanças Práticas
https://financaspraticas.com.br/empreender/gestao-e-negocios-pme/como-abrir-uma-empresa
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.