Quais fatores podem aumentar os efeitos de uma crise para o empreendedor?
Em um momento de forte crise, é natural que, como empreendedor, você se questione sobre fatores que tornem sua empresa mais ou menos suscetível às dificuldades, e se outros empresários têm enfrentado os mesmos obstáculos que você.
Alguns estudos recentes têm procurado trazer algumas dessas respostas aos empreendedores. É o caso da 4ª edição da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrando como fator importante o nível de escolaridade do empreendedor e algumas dificuldades encontradas. Entre os 7.403 empresários brasileiros entrevistados, aqueles com Ensino Médio ou menos têm maior dificuldade de manter a operação de modo virtual e implementar ferramentas digitais de venda.
Além disso, esses empreendedores estão situados, em maior proporção, nos municípios que sofreram mais restrições de circulação da população, seja com lockdown ou fechamento parcial.
De acordo com este estudo, os empresários menos escolarizados são mais jovens e têm maior proporção de pretos e pardos. Esses empreendedores registraram um percentual maior de interrupção temporária (44%), do que os empresários com nível superior ou mais (41%); e tiveram mais dificuldade de manter o negócio em atividade durante as medidas de isolamento social, pois a empresa só funciona presencialmente (47% contra 33% dos empreendedores com mais escolaridade).
Mídias digitais como alternativa
O uso das redes sociais também é maior entre os que possuem mais escolaridade, sendo que 51% deles já vendiam antes da pandemia com o auxílio de plataformas, aplicativos ou internet, enquanto, entre os menos escolarizados, essa taxa é de 41%.
Quando se observa apenas os empresários que vendem pela internet, aqueles com menor escolaridade utilizam mais o WhatsApp e menos Instagram, Facebook e site próprio. A maior diferença é observada no uso do Instagram, com 56% de empresários com mais escolaridade, enquanto 37% dos menos escolarizados utilizam essa plataforma.
O perfil dos empreendedores com nível médio ou menos é constituído principalmente por negócios recentes e, em sua maioria (73%), por microempreendedores individuais (MEI), com predominância de atuação no comércio (50%). Entre os mais escolarizados, a proporção de MEI é de 45%, com maior participação no setor de serviços (48%).
Para acesso ao estudo completo:
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.