Festas e eventos: como tem sido a retomada do setor?
O setor de festas e eventos foi um dos mais impactados pela crise gerada pela pandemia de Covid-19. A experiência exigiu dos empreendedores muita resiliência, criatividade, inovação, capacidade de superação, para que encontrassem alternativas de se manter em atividade.
Na retomada, esse setor se depara com novas dificuldades, tais como a resistência das pessoas em contratarem esse tipo de serviço, a incerteza com relação à pandemia e quanto ao que é permitido ou não. A recomendação é seguir atentamente os protocolos de reabertura, para saber exatamente como prestar os serviços com a máxima segurança.
Mundo online e muita criatividade!
Mesmo com a retomada, as empresas do setor têm aperfeiçoado seus serviços em segmentos que foram motivados pela pandemia, basicamente voltados ao ambiente virtual. Confira alternativas que foram surgindo desde o início do distanciamento social:
- Festa virtual – de família ou corporativa.
- Marmitas de salgadinhos e doces.
- Lembrancinhas e kit festa para festas virtuais.
- Presença nas redes sociais, mostrando tours virtuais do salão, receitas etc.
- Atendimento online, via canais digitais.
- Aluguel de artigos de decoração de festas.
- Serviços de filmagem e fotografia, com transmissão da festa online.
O motivo para a continuidade dos serviços online é que muitas pessoas (tanto contratantes quanto convidados) podem preferir ainda se manter em isolamento. Por isso, é importante investir tanto no presencial quanto no online, oferecendo até mesmo a opção de eventos híbridos.
Atenção às dicas e alguns cuidados sugeridos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em seus protocolos de retomada:
Cuidados
- Transmita as orientações para todos os convidados: crie um passo a passo de tudo o que pode e deve ser feito na festa, de forma lúdica e descontraída. A sugestão é enviar um vídeo curto (um minuto no máximo) aos convidados dias antes da festa, que pode também ser divulgado nas redes sociais.
- Garanta segurança e diversão: uma dica é contar com um personagem, logo na entrada do local, dedicado a medir a temperatura dos convidados, colando um adesivo ou algo que identifique que essa pessoa está bem.
- Atenção ao uso de máscara: use máscaras personalizadas com o tema da festa, sugerindo que o convidado troque a que estava usando e todos tenham certeza de que está tudo bem, com muita diversão!
- Sinalize o distanciamento: mostre para as pessoas, de forma lúdica e animada, o distanciamento e a marcação dos espaços. Use figuras e cores vibrantes.
Dicas na retomada!
- Invista no tour virtual: faça vídeos curtos de um minuto com um tour virtual dos principais atrativos do seu espaço e publique nas redes sociais. Você não pode aparecer para o cliente somente no momento da venda.
- Ofereça transmissão do evento: nem todos podem e devem participar dos eventos de imediato, então transmita pela internet, para que todos possam acompanhar o evento.
- Capriche no Kit Festa: para as pessoas que vão acompanhar a transmissão online do evento em tempo real, ofereça um kit festa com as mesmas comidas e bebidas que estão sendo servidas no buffet.
Efeitos da pandemia
Segundo levantamento feito pelo Sebrae, no mês de abril, a pandemia afetou 98% do setor de eventos. Apesar de terem sido impactadas pela crise, 64% das empresas não pretendiam demitir funcionários nos próximos meses.
Para tentar amenizar os efeitos da crise, empresários tentaram negociar prazos: 34% devolveram o dinheiro para o contratante, mas 35% deles contam que conseguiram negociar crédito para utilizar futuramente.
A pesquisa ouviu prestadores de serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas, além de profissionais cujos trabalhos envolvem aluguel de estruturas como palcos, estandes, iluminação, som, bem como serviços de filmagens, produção fotográfica, bufê de festas, decoração, assessoria cerimonial, seguranças, transporte, agência e operadora de turismo, entre outros.
Links úteis:
Pesquisa Sebrae
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-impacto-da-pandemia-no-setor-de-eventos,424ba538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Acesso aos protocolos de retomada das atividades
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada
Dicas para retomada
http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/os-cuidados-extras-do-setor-de-eventos-para-retomar-as-atividades,e43d91c650034710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.