Como lidar com a sazonalidade nos negócios?
Todo empreendedor precisa compreender muito bem o efeito da sazonalidade nos negócios, e traçar uma estratégia para lidar com ela.
O termo sazonalidade representa aqueles períodos em que as vendas aumentam ou caem consideravelmente, por diferentes fatores, além de datas comemorativas. É o caso de produtos e serviços mais procurados em épocas de temperaturas mais altas, como roupas e artigos de praia, sorvetes etc. e que veem o faturamento reduzir drasticamente no inverno.
Em relação ao comércio, algumas datas são consideradas “campeãs” em vendas: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Black Friday. O caminho é explorar essa sazonalidade para vender mais nos períodos favoráveis e definir uma estratégia que cubra os meses “ruins”.
O caminho é planejar. Nos meses de alta demanda, o empresário deve analisar, por exemplo, se terá de contratar funcionários temporários para suprir a demanda e treinar o pessoal para lidar com mais clientes.
O estoque deve ser reforçado, para não perder vendas por falta de itens. O cálculo deve ser feito com bastante critério, evitando exagerar e ficar com produtos parados no estoque depois.
Uma adequação do ponto de venda é bem-vinda, bem como total disponibilidade de vendas online, considerando-se, principalmente, o momento atual.
Ter atenção com a divulgação da marca e dos produtos é um outro ponto destacado pelo empreendedor. O Sebrae também chama a atenção para isso e aconselha que sempre é bom pensar em qual produto será o destaque e em como será feita a divulgação.
E o que fazer na fase ruim?
Para não virar refém da sazonalidade, a solução é diversificar. Isso significa que um determinado produto sazonal não pode ser a única fonte de renda da empresa, é necessário buscar alternativas.
No caso da loja de artigos de praia, seria investir em outros artigos, como roupas esportivas, mochilas, bolsas e sacolas. Outra saída é oferecer os produtos em localidades que desfrutam das altas temperaturas o ano todo, como cidades turísticas do Nordeste. Investir no Marketing Digital pode ajudar, e muito, na divulgação. Assim, sua marca fica conhecida, e reconhecida, em todo o Brasil!
Planejamento para o inesperado
Desde março, vivemos um momento desafiador, em que diversos setores da economia foram impactados, e que nem mesmo datas comemorativas, que favorecem o comércio, puderam ser aproveitadas para aquecer as vendas, em função das medidas de isolamento social.
Embora seja difícil manter as contas em dia e, ainda, ter uma reserva de caixa para os tempos de queda nas vendas (sazonalidade negativa), é importante que o empreendedor prepare seu planejamento para suportar momentos ruins.
É recomendável que o empreendedor seja rápido em suas decisões nos momentos de aperto, para poder manter a saúde financeira da sua empresa, seja cortando custos, buscando crédito, negociando prazos ou mesmo buscando alternativas que lhe possibilitem continuar vendendo de alguma forma, para manter seu comércio em atividade: delivery, vendas online, novos produtos e serviços etc.
Aproveite este momento de superação e resiliência para acompanhar mais de perto o seu planejamento financeiro. Procure organizar suas contas e traçar metas. Força, empreendedor, tudo vai passar!
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